CIDADES

min de leitura - #

Apucarana recebe ministra da agricultura

Renan Vallim

| Edição de 19 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Na próxima quinta-feira, Apucarana irá sediar a Abertura Nacional da Colheita da Soja, com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina Vieira Costa Dias, e do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSC). O evento gratuito será realizado na Fazenda Ubatuba e contará ainda com palestras com alguns dos principais nomes do setor agrícola do país.
O chefe interino do escritório regional da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) de Apucarana, Paulo Franzini, destaca a escolha do município para sediar o evento. “A abertura da safra de soja é algo nacional. A realização em Apucarana traz um prestígio enorme para o município. A soja é uma commodity global importantíssima e o Brasil é um dos principais produtores mundiais”.
A soja é o segundo maior produto agrícola produzido em Apucarana, gerando R$ 67 milhões em 2017 e ficando apenas atrás da avicultura. Na safra 2018/2019, foram plantados 125,3 mil hectares de soja na área da regional de Apucarana da Seab. A expectativa no início do plantio era de colher entre 3,3 mil e 3,7 mil quilos por hectare, o que equivale a um total entre 414 mil e 463 mil toneladas.
No Paraná, foram mais de 5,4 milhões de hectares de soja plantados, com expectativa de colheita de mais de 9 milhões de toneladas. “O Paraná é o segundo maior estado do país em produção de soja. No estado, a soja é o principal cultivo em área ocupada”, diz Franzini.
O início do evento está marcado para as 8 horas. Com 970 hectares, a Fazenda Ubatuba. atualmente de propriedade do Grupo Massa, se destacou como uma das maiores produtoras de café da região. Hoje, o principal cultivo da propriedade é a soja, que ocupa 246 hectares. Já o cafezal ocupa uma área de 88 hectares.
No evento, o meteorologista Paulo Etchichury vai fazer uma ampla análise do clima em todo o país tanto para o fim da safra de soja, quanto para o início dos próximos ciclos. Depois, uma roda de conversa trará um bate-papo sobre os rumos do mercado, tecnologias e política.
Por fim, a ministra falará um pouco sobre os rumos do setor e os principais projetos para esta temporada. 
Como manda a tradição, o evento contará com colheitadeiras enfileiradas em campo para a abertura simbólica da colheita. As inscrições para participar do evento estão abertas e são gratuitas. Elas podem ser feitas pela internet, pelo site www.projetosojabrasil.com.br. O evento é promovido pelo Canal Rural e pelo Projeto Soja Brasil.
O evento também integra a programação dos 75 anos de Apucarana.