CIDADES

min de leitura - #

Apucarana registra vacinação em tempo real

Da Redação

| Edição de 12 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana aprimorou hoje o método de registro da vacinação no município. A partir desta sexta-feira, o lançamento do número de pessoas imunizadas contra a Covid-19 está sendo feito simultaneamente no local de aplicação das doses. 
Para viabilizar esse procedimento, a AMS levou para Complexo Esportivo Lagoão computadores e operadores do sistema para que o registro dos vacinados seja feito em tempo real.
“Com esse novo método o registro dos vacinados em Apucarana é inserido automaticamente dentro do banco de dados do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde”, informa o diretor-presidente da AMS, Roberto Kaneta.
Kaneta explica que até então o registro dos vacinados era feito de forma manual no local de aplicação das doses. Esses documentos então eram levados para uma sala de processamento montada na autarquia e só depois lançado no sistema, o que demorava vários dias para a atualização no banco de dados do Plano Nacional de Imunização.
A atualização do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) do Governo Federal foi um fator que contribuiu para que Apucarana também pudesse agilizar o registro de vacinados no município.
Apucarana registra 42.588 pessoas vacinadas com a primeira dose, o que corresponde a 31,2% da população. Com a segunda dose foram 15.903 pessoas, equivalendo a 11,6% da população.
VACINAÇÃO
O município mantém a campanha de vacinação neste final de semana. Neste sábado, serão imunizadas as pessoas de 55 anos. O atendimento é das 8h30 às 17 horas. Já no domingo, serão vacinados os trabalhadores da educação na faixa etária de 30 a 34 anos. As equipes de vacinação terão em mãos a lista dos nomes previamente informada por cada estabelecimento de ensino público e privado da cidade. Esse grupo deve apresentar cartão do SUS ou CPF e um documento com foto. Ainda no domingo serão imunizados com a primeira dose os trabalhadores da Assistência Social do Município e Conselho Tutelar.