CIDADES

min de leitura - #

Apucarana renova sinalização nas ruas

Da Redação

| Edição de 20 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) está revitalizando a sinalização horizontal de trânsito no quadrilátero central. Uma empresa terceirizada, supervisionada executa novas faixas de pedestres em ruas como Nagib Daher, Munhoz da Rocha e Clotário Portugal. 

Segundo informa o prefeito Júnior da Femac, o diferencial vem sendo o material utilizado. “Optamos pela pintura termoplástica, que oferece maior durabilidade em relação à tinta tradicional. Em se tratando de área central, onde o fluxo de veículos é sempre grande e temos grande dificuldade na interrupção do trânsito para manutenções, é uma vantagem muito importante”, explica o prefeito. 
O contrato firmado pelo município prevê a execução de até 4 mil metros quadrados de novas faixas de pedestres com pintura termoplástica. “Além da durabilidade, por ser uma pintura em alto relevo, proporciona uma melhor visibilidade e percepção aos condutores e pedestres”, afirma Carlos Mendes, superintendente do Idepplan. 
O reforço da sinalização horizontal na área central também prevê a pintura das chamadas “yellow box” – caixas amarelas – nos cruzamentos semaforizados com maior fluxo de veículos. “Esta sinalização é muito eficaz, proibindo a parada ou estacionamento de veículos nos cruzamentos, evitando sua obstrução e prejuízo ao fluxo”, frisa Carlos Mendes, superintendente do Idepplan. O investimento nesta etapa é na ordem de R$90 mil.

FAIXAS ELEVADAS 
Outras melhorias no trânsito executadas pela prefeitura, através do Idepplan, são a instalação de faixas de pedestres elevadas no Parque Jaboti, nos colégios Polivalente e Padre José de Anchieta, escola Mateus Leme, Faculdade de Apucarana (FAP), Adefiap, rua Miguel Simeão e Parque Ecológico da Raposa.