CIDADES

min de leitura - #

Apucarana renova utensílios domésticos nas escolas

Da Redação

| Edição de 13 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Autarquia Municipal de Educação (AME) de Apucarana está fazendo a reposição dos eletrodomésticos e utensílios de cozinha dos 23 centros infantis e 36 escolas da sua rede. O prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes realizaram a entrega oficial dos produtos na tarde de ontem, durante uma reunião com coordenadores pedagógicos. O valor do investimento soma quase R$ 568 mil. 

As unidades de ensino vão receber abridores de lata, acendedores de fogão, amoladores de faca, bacias, tigelas, potes, caldeirões, caçarolas, colheres, facas, pipoqueiras, desfiadores de carne, máquinas de crepe, batedeiras, processadores de alimentos, caixas de verdura, lixeiras, entre outros itens. 
“A renovação periódica dos eletrodomésticos e utensílios de cozinha é importante para garantir a higiene no preparo dos alimentos, facilitar o trabalho das merendeiras e manter a qualidade da comida distribuída às crianças,” explica a secretária.
O Departamento de Alimentação Escolar serve diariamente 39 mil refeições ao mais de 12 alunos da rede municipal de ensino. Os cardápios são elaborados por uma equipe de nutricionistas que prioriza pratos saudáveis e balanceados. Os pais podem acompanhar aquilo que seus filhos consomem através do site da prefeitura (www.apucarana.pr.gov.br), onde os menus são divulgados no início de cada mês. 

AGRICULTURA FAMILIAR
Cerca de 70% dos recursos destinados ao Departamento de Alimentação Escolar são empregados na compra de produtos direto da agricultura familiar, como verduras, legumes, pães, bolos e laticínios. A merenda ainda é enriquecida com frutas do programa Terra Forte, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.
O prefeito Junior da Femac destaca que a alimentação escolar da rede municipal apucaranense é considerada uma das melhores do Paraná. “Prova disso é que ela recebeu, nos últimos três anos, o selo do Serviço Social da Indústria (Sesi) que reconhece as boas práticas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS),” afirmou.