CIDADES

min de leitura - #

Apucarana retoma aulas presenciais na quarta

DA REDAÇÃO

| Edição de 17 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As escolas municipais de Apucarana retomam as aulas presenciais para as turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental a partir da próxima quarta-feira (21). A decisão foi confirmada nesta sexta-feira em reunião entre o prefeito Junior da Femac; representantes da Saúde e Educação do município, membros do Comitê Municipal de Avaliação do Retorno às Aulas e representantes dos Conselhos Escolares e das Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs) de todas as unidades de ensino da rede.

De acordo com o prefeito Junior da Femac, os pais poderão optar entre mandar seus filhos para a escola ou mantê-los assistindo as aulas online. “A Autarquia Municipal de Educação vai fazer um levantamento junto às famílias nos próximos dias, para verificar a quantidade de crianças que voltarão aos bancos escolares. Destacamos que as escolas municipais estão adotando protocolos rígidos de prevenção à Covid-19 e que a Autarquia de Saúde vai acompanhar de perto todo o processo de retomada das aulas presenciais”, disse. 
A secretária de educação Marli Fernandes lembrou que, no primeiro semestre, as escolas já receberam pequenos grupos de estudantes para a aplicação de avaliações diagnósticas. “Nós não registramos nenhum problema durante esses dias de provas. A experiência nos mostrou que, tomando os devidos cuidados sanitários, é possível retomar as aulas presenciais com segurança”, afirmou.
O prefeito destacou as estatísticas positivas de vacinação casos evolução de casos de Covid-19. “Apucarana foi a primeira, entre as grandes cidades do estado, a vacinar todos os seus trabalhadores da educação. O último grupo de professores e servidores escolares recebeu a vacina no dia 16 de junho” detalhou.
Segundo dados da Autarquia Municipal de Saúde, 465 casos de Covid-19 foram registrados na faixa etária de 0 a 9 anos, desde o início da pandemia. Porém, nenhum óbito ocorreu entre as crianças por causa da doença.
“O terceiro grupo que participa da comunidade escolar é composto pelos familiares dos alunos e dos profissionais da educação. Sobre isso, destaco que 65% da população apucaranense já recebeu a primeira dose ou a dose única da vacina contra a Covid-19. No domingo, a imunização já deve alcançar as pessoas com 36 anos de idade. O número de casos e óbitos vem reduzindo significativamente entre os grupos vacinados”, acrescentou o gestor.
A secretária de educação Marli Fernandes adiantou que uma nova reunião com o Comitê Municipal de Avaliação do Retorno às Aulas deve ser marcada no mês de agosto. “Se tudo correr bem neste primeiro momento com os alunos de quarto e quinto anos, então nós iremos sugerir o retorno gradual das demais turmas dos CMEIs e escolas ao modelo presencial”, finalizou.