CIDADES

min de leitura - #

Apucarana serve 740 mil refeições diárias

Da Redação

| Edição de 24 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Verduras, frutas e legumes adquiridos localmente, equipe de nutricionistas e cozinheiras, cardápios divulgados pela internet: a aprovação dos alunos e familiares com relação à merenda oferecida pelas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) de Apucarana cresce a cada dia. A Autarquia Municipal de Educação serve 740 mil refeições por mês aos alunos. Diariamente, as crianças saboreiam três pratos nas Escolas e quatro nos CMEIS. Os matriculados na Educação de Jovens e Adultos, que estudam no período noturno, recebem o jantar.

Os números impressionam não apenas pela quantidade, mas também pela qualidade da merenda escolar. Os cardápios são elaborados por uma equipe de três nutricionistas e três estagiários de nutrição, que consideram as proteínas, os carboidratos e os lipídeos ideais para cada faixa etária. As refeições são preparadas por 180 merendeiras e auxiliares de cozinha.
A variedade de frutas, verduras e legumes é sempre abundante. Dos recursos destinados à merenda, 86% são oriundos da agricultura familiar. “A sazonalidade é um fator importante. Nossas crianças comem aquilo que os agricultores estão colhendo naquele período,” afirma a nutricionista Jaqueline de Oliveira.
Os alunos gostam tanto da comida servida na merenda que muitas vezes dizem preferi-la, comparando com a que têm em casa. “Eu sempre venho copiar receitas das merendeiras, porque minha filha pede que eu faça os mesmos pratos que ela experimenta aqui,” diz Suely Aparecida Moreira Beraldi, mãe da aluna Gabriela Vitória Beraldi, do 4º ano, da Escola Municipal Augusto Weyand.

REFEIÇÕES 
Alunos com diabetes, fenilcetonúria ou intolerância ao glúten e à lactose recebem alimentos diferenciados. “Meu filho tem intolerância à lactose. O pão que ele come na escola é especial e o leite é sempre substituído por outra bebida, como chá e suco,” garante Geovásia Maria Colodino, mãe do aluno Paulo Henrique Colodino Prizotto, do 4º ano, da Escola Municipal Augusto Weyand. “Ele sempre conta que repete os pratos, gosta muito do arroz e aprendeu a comer feijão, que antes não comia.”
Os cardápios da merenda escolar são divulgados, no início de cada mês, no site da prefeitura (www.apucarana.pr.gov.br) e nas redes sociais. “Eu acompanho as publicações e sei que meus filhos recebem uma alimentação balanceada, com valor nutricional. Quando os deixo na escola, confio que eles são muito bem cuidados,” elogia Ana Paula dos Santos Valério, que possui duas crianças matriculadas na Escola Augusto Weyand e uma no Cmei Maria de Nazaré. 

Nutrição traz bons resultados
A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, acredita que a qualidade da merenda escolar contribui para os bons resultados que o ensino apucaranense vem conquistando. “Quando a criança está bem nutrida, aprende melhor, consegue entender mais, e tem um desempenho acadêmico superior.”
“Os professores falam que a gente deve experimentar sempre coisas novas, comer frutas e verduras todos os dias e não desperdiçar a comida,” ensina o aluno Cleiton Giovanni de Andrade, da Escola Augusto Weyand. O amigo dele, Aryel Gustavo de Andrade, acrescenta que “a merenda é muito gostosa, tem muita fruta, como banana, laranja, goiaba e poncã.”
O prefeito Beto Preto aponta o Programa Terra Forte, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Autarquia Municipal de Educação, como um dos trunfos do município na alimentação escolar. “Os produtores locais recebem insumos e mudas da administração municipal em troca de frutas para a merenda. Além de enriquecer o cardápio das escolas, o programa ajuda a incrementar a renda a firmar os agricultores no campo,” avalia Beto Preto.