CIDADES

min de leitura - #

Apucarana tem 5 atropelamentos em 20 dias

Renan Vallim

| Edição de 18 de novembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Pelo menos seis pessoas perderam a vida em atropelamentos em Apucarana ao longo de 2017. Apenas nos últimos 20 dias, cinco pessoas foram vítimas deste tipo de acidente na cidade. Para tentar reduzir estes números, a prefeitura anunciou a realização de obras que visam trazer mais segurança aos pedestres.

Imagem ilustrativa da imagem Apucarana tem 5 atropelamentos em 20 dias


Em maio, uma menina de 10 anos morreu no Contorno Sul após ser atropelada por um carro. No mesmo mês, uma mulher de 66 anos faleceu no cruzamento Rua Ítalo Ado Fontanini com Rua Clóvis da Fonseca, após ser atropelada. Em junho, uma criança de 13 anos morreu após ser atropelada enquanto soltava pipa, na Rua Estados Unidos, no bairro Vale Verde. Em agosto, dois óbitos: o primeiro, de um homem na Avenida Brasil e, o segundo, também de um homem, na BR-369, próximo ao ‘Bonezão’.
A morte mais recente foi de um senhor de 85 anos, atropelado na Praça Interventor Manoel Ribas, centro da cidade. O acidente aconteceu no último dia 31 de outubro e ele morreu no hospital. Nos últimos 20 dias, além deste acidente, ainda foram atropeladas pelo menos outras quatro pessoas. No último dia 6, uma menina de 12 anos foi atropelada no Distrito do Pirapó. No dia 11 foi a vez de uma menina de oito anos, no Jardim Ponta Grossa. Já no dia 14, foram duas mulheres: uma, com 76 anos, atropelada no centro da cidade, e a outra, sem identificação, se acidentou na Vila Nova.

CUIDADOS
De acordo com a Polícia Militar (PM), foram 34 atropelamentos registrados entre janeiro e outubro de 2017. No mesmo período do ano passado, foram 40. A PM lembra que não contabiliza casos em rodovias, como os contornos Norte e Sul, Avenida Minas Gerais e Avenida Governador Roberto da Silveira, que são de competência da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“A Polícia Militar está intensificando ações de trânsito através de blitzes, bloqueios e demais ações, com o objetivo de diminuir os acidentes de trânsito e atropelamentos. Neste final de ano, estaremos reforçando ainda mais ações de trânsito, principalmente na região central”, afirma o capitão Vilson Laurentino da Silva, da PM apucaranense.
Para que os números caiam, o capitão considera fundamental o respeito às regras de trânsito, tanto por motoristas quanto por pedestres. “É muito importante os motoristas respeitarem a sinalização de trânsito, assim como os pedestres atravessarem a rua pela faixa de pedestres. O motorista deve redobrar a atenção próximo de estabelecimentos de ensino, onde a movimentação de crianças é grande, bem como as pessoas devem redobrar a atenção quando na travessia de rua, haja vista o grande número de veículos em Apucarana”.

Faixas elevadas serão instaladas
Os atropelamentos nas vias apucaranenses têm preocupado o setor de trânsito do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). Os índices são observados com atenção por técnicos do órgão que, com base nos números, têm reforçado faixas de pedestres já existentes e criado novas.
“Este trabalho já vem sendo feito ao longo deste ano e deve ser intensificado em 2018. No próximo ano, o orçamento previsto para o trânsito é bem maior do que em 2017. Estamos fazendo orçamentos e temos conversado com o prefeito Beto Preto para planejar as obras de 2018”, destaca Carlos Mendes, superintendente de Trânsito, Transporte e Segurança do Idepplan.
A prefeitura também planeja investir em semáforos exclusivos para pedestres. “Já identificamos alguns pontos na cidade onde estes semáforos são necessários e devemos trabalhar em cima disso já em 2018”, diz Mendes.
Recentemente, a prefeitura assinou contrato com a empresa que será responsável pela construção de quatro faixas de pedestre elevadas. Em Apucarana há apenas uma atualmente, em frente ao Shopping CentroNorte. As novas faixas elevadas, que deverão ter as construções iniciadas nos próximos dias, serão instaladas na Avenida Curitiba (em frente ao Cine Teatro Fênix), na Rua Desembargador Clotário Portugal (em frente à UPA), na Rua Dr. Nagib Daher (entre as ruas Osório Ribas de Paula e Dr. Oswaldo Cruz) e na Rua Dr. Munhoz da Rocha (próximo à Congregação Cristã do Brasil).