CIDADES

min de leitura - #

Apucarana tem menos mortes e feridos no trânsito

DA REDAÇÃO

| Edição de 09 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Menos acidentes e vítimas no trânsito. No ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, como já era esperado, as ruas ficaram menos violentas. Em 2020, o Pelotão de Trânsito do 10 Batalhão de Polícia Militar de Apucarana contabilizou 808 acidentes na área urbana do município. O número é 17% menor que no ano anterior, quando foram 939 registros. 

O Placar da Vida 2020 também mostra que as ocorrências fizeram um número menor de vítimas. A maior redução percentual foi registrada em relação aos óbitos. Foram 5 em 2020, contra 9 no ano anterior, uma queda de 44%.
O número de feridos também diminuiu consideravelmente. Foram 420 feridos contra 549 em 2019, uma queda de 24%.  
Os dados do Placar da Vida também registram 30 atropelamentos em 2020, queda de 15% em relação ao ano anterior. 
De acordo com major Vilson Laurentino da Silva, relações públicas da PM e comandante da 1ª companhia de Apucarana, destaca que a pandemia do novo coronavírus teve grande influência nos números. “A pandemia diminuiu o movimento em vias públicas. Os horários do comércio e indústria foram alterados, e como consequência tivemos menos pessoas nas ruas juntas”, destaca.
Dezembro, mês que foi iniciado o toque de recolher, foi o que registrou menor quantidade de acidentes: 37, na sequência aparecem março (59) e abril (55), meses no início da pandemia, quando as restrições eram mais severas. De outro lado, o mês com maior número de acidentes foi agosto, com 94 ocorrências.  
Segundo o major, investimentos em vias públicas também têm relação direta com a queda. “Melhorias na sinalização, pinturas de faixas, placas verticais, rotatórias e iluminação também têm impacto nos números”, destacou.
Ele também falou sobre o trabalho realizado pela Polícia Militar, Guarda Municipal e agentes de trânsito. “Fizemos várias ações, em conjunto, como blitz com fiscalizações alertando a população com direção defensiva”, comenta.