CIDADES

min de leitura - #

Apucarana tem semana mais quente em 21 anos

DA REDAÇÃO

| Edição de 09 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana registra a semana mais quente das últimas duas décadas. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os termômetros marcaram 39ºC na última terça-feira (6), um recorde de calor desde 1999, quando a estação meteorológica foi implantada no município. A previsão é que as temperaturas continuem altas até o fim de semana, mesmo após as pancadas de chuva aguardadas para esta sexta-feira (9). 

Registros do Simepar apontam que Apucarana alcançou recordes consecutivos na primeira semana de outubro, com temperaturas acima da média registradas no dia 2 com ápice no dia 6, com 39ºC durante o dia e 30ºC às 23 horas. A meteorologista Larissa Freitas, do Simepar, explica que essa onda de calor é causada por uma massa de ar seco e quente bastante persistente posicionada no centro norte do País. “É como um bloqueio atmosférico que inibe a umidade e causa altas temperaturas”, explica
Anteontem à noite, as temperaturas ficaram um pouco mais amenas após um temporal que atingiu a região. Em Apucarana, houve registro de chuva isolada com ventos de até 54 km/h que derrubaram uma árvore no Conjunto Habitacional Michel Soni e destelharam uma casa na Vila Nova. “Temos vários dias com temperaturas bem elevadas. Antes o ar estava seco e isso não favorecia a ocorrência de chuva. Ontem a circulação dos ventos trouxe um pouco mais umidade na região provocando pancadas de chuva com ventos fortes mesmo assim temperaturas se mantém altas”, explica a meteorologista Larissa Freitas. (CINDY SANTOS)