CIDADES

min de leitura - #

Apucarana terá programa de formação para jovens

DA REDAÇÃO

| Edição de 30 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Através de uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço Social do Comércio (Sesc), Apucarana vai ganhar o Programa Jovem Cidadão. A iniciativa atenderá no contraturno escolar estudantes do ensino fundamental, na faixa etária de 10 a 14 anos. Serão abertas 80 vagas e, além da preparação para o mercado de trabalho, os alunos receberão noções de direitos e deveres, aulas de letramento, raciocínio lógico e iniciação ao esporte.

O assunto foi debatido nesta quarta-feira (28/04) pelo prefeito Junior da Femac e o gerente do Sesc Apucarana, Ronaldo Romani Ficagno. Também estiveram presentes na reunião o comandante da Guarda Civil Municipal, Alessandro Carletti, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Edison Estrope, o gerente da Agência do Trabalhador, Neno Leiroz, e o diretor do Centro de Qualificação Total, Miguel Luiz Vilas Boas.
O prefeito explica que, por uma questão de logística de transporte dos alunos, a primeira turma com 80 vagas será oriunda de uma mesma região da cidade. “A Prefeitura vai viabilizar o transporte, o que dará tranquilidade para os pais que saberão que seus filhos participarão de um curso de formação de jovens cidadãos, sendo buscados na casa e levados de volta”, frisa Junior da Femac, informando que a intenção é que o programa inicie no mês de junho.
As atividades do contraturno vão ocorrer nas dependências do Sesc, no período das 7h45 às 11h30.  De acordo com Ronaldo Romani Ficagno, gerente do Sesc, as inscrições serão abertas assim que for definida a região da cidade atendida pelo programa. “O Sesc tem quatro instrutores e mais um coordenador pedagógico que atuarão no programa, que também contará com instrutores da Guarda Municipal”, explica, acrescentando que a intenção é fazer uma conexão do “Jovem Cidadão” com outras iniciativas já existentes, como o Programa Pré-aprendiz.