CIDADES

min de leitura - #

Apucarana vacina 3,1 mil contra covid em um dia

DA REDAÇÃO

| Edição de 21 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana atingiu anteontem um novo recorde da vacinação contra a Covid-19 com 3.106 doses aplicadas em apenas um dia. A marca foi alcançada no primeiro dia da vacinação de adolescentes com 14 anos e da antecipação da aplicação da 2ª dose da Pfizer.  Ontem, foram 2.141 doses aplicadas, totalizando 5247 doses em 2 dias.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Emídio Bachiega, o recorde anterior de doses aplicadas em apenas um dia era de 2,6 mil vacinas. Ele atribui o grande volume de doses aplicadas ao trabalho diferenciado desenvolvido nesta semana, com a ampliação da vacinação até 20 horas. “Trabalhamos 12 horas ininterruptas com atendimento estendido”. 
Bachiega destaca também que a abertura da vacinação de adolescentes com 14 anos e a antecipação da aplicação da Pfizer atraiu grande público ao Lagoão. Segundo ele, o horário com maior movimentação foi após 18 horas. “O horário diferenciado ajudou muitas pessoas a irem se vacinar. A divulgação realizada pela prefeitura também contribuiu para atrair um maior número de pessoas”, afirma.
O prefeito Junior da Femac destacou o empenho das equipes em suas redes sociais. “Muito obrigado à equipe da saúde pelo trabalho de fôlego que vem realizando. E vamos continuar com nossa campanha de vacinação até que toda a população apucaranense esteja totalmente vacinada”, comentou o prefeito. 
A imunização de jovens de 14 anos e de todas as pessoas que tinham a segunda dose da Pfizer agendada até 15 de novembro será priorizada até amanhã. O atendimento é realizado no Lagoão, das 8h às 20h. Além disso, continua aberta a imunização da 1ª dose, 2ª dose e dose de reforço para todos os grupos já anunciados pela saúde da cidade. 
DOSES
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou ontem a distribuição de 343.772 vacinas. O lote inclui 217.572 doses para primeira aplicação (D1) de adolescentes, 118.300 para segunda dose (D2) e 7.900 para primeira dose (D1) da população de 18 a 59 anos. As doses da Pfizer D1 são do primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde para adolescentes de 12 a 17 anos,sem comorbidades. O lote inclui 1.850 doses da AstraZeneca. 
Para as regionais de Saúde de Apucarana e Ivaiporã são 8.142 doses exclusivas para adolescentes. Ao todo, as duas regionais recebem 12.204 doses da vacina Pfizer.