CIDADES

min de leitura - #

Apucarana vai reforçar atendimento ao idoso

Da Redação

| Edição de 20 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com o debate em torno do tema “Os desafios do envelhecimento no Século XXI e o papel das políticas públicas”, foi realizada na manhã de ontem, no Cine Teatro Fênix, a 5ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Apucarana. Durante o evento, que contou com participação de cerca de 200 pessoas, a prefeitura também anunciou algumas medidas voltadas ao idoso.

Uma das medidas é a implantação de uma equipe de acolhimento especializada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Cerca de um terço de nossos atendimentos na UPA é para pacientes da terceira idade. Vamos começar por lá, com um trabalho diferenciado, mas a ideia é de que toda a rede de saúde tenha um atendimento especial para o idoso”, disse o prefeito Junior da Femac, que participou da conferência.
Outras medidas envolvem melhorias na rede física de atendimento. “Até o fim desse mês vamos inaugurar, na Avenida Aviação, o Centro de Convivência do Idoso, mais um espaço de convivência”, contou o prefeito que anunciou também que a piscina do Centro da Juventude passará a ser aquecida, o que vai permitir que sejam abertas classes de hidroginástica, prática esportiva muito popular entre os idosos.
A secretária de Assistência Social Ana Paula Nazarko salientou o fato de que as políticas públicas voltadas aos idosos de hoje precisam levar em conta o contexto em que se dá o envelhecimento. “Há dez anos não havia whatsapp”, afirmou. Para ela, uma das políticas públicas que mais merecem destaque nos dias de hoje é a disponibilização de internet para os idosos, bem como a educação deles para lidar com as mídias sociais. (EDITORIA DE CIDADES)