OPINIÃO

min de leitura - #

Apucarana vira centro de formação na área de saúde

Da Redação

| Edição de 12 de dezembro de 2017 | Atualizado em 12 de dezembro de 2017

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana tornou-se um centro de formação em saúde. O município conta atualmente com cinco programas de residência, onde mais de 70 profissionais nas áreas médica, de educação física e odontológica, entre outras, aliam teoria e prática na busca de especialização em suas carreiras. Os projetos, desenvolvidos pela Prefeitura e também pelo Hospital da Providência, são fundamentais para garantir uma melhor formação desses profissionais no mercado e também na ampliação do atendimento à população. 

As residências funcionam como pós-graduações. Nesses cursos, os profissionais se especializam em uma determinada área, com aulas teóricas e, principalmente, práticas. 
Os programas de residência médica são realizadas no Hospital da Providência e também na Autarquia Municipal de Saúde (AMS). Mesmo sem um curso de medicina, o município passou a ofertar essas especializações no ano passado, atendendo médicos da região, mas também de outros municípios, inclusive de outros estados. 
No Hospital da Providência, já foram abertas turmas nas áreas de cirurgia geral, clínica médica e pediatria. Na Autarquia Municipal de Saúde, vagas foram abertas em nefrologia, atenção básica e dermatologia. 
Apucarana também conta com residências multiprofissionais, que incluem cursos nas áreas de educação física, enfermagem, nutrição, odontologia, entre outras. Esses profissionais atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) e também no Hospital da Providência. Nesses cursos, os alunos têm 20% de suas cargas horárias em salas de aula. O restante é desenvolvido com atividades práticas, atendendo a população. 
Esse tipo de ação na área da saúde tem um papel muito importante, pois garante aos profissionais de Apucarana e da região a oportunidade de especialização “em casa”. Antes, era preciso se deslocar para outros centros urbanos, como Londrina ou Maringá. Além disso, há a contrapartida com a atuação junto à comunidade, nos postos de saúde, principalmente.
É um passo importante que Apucarana está dando, principalmente na área médica, para a realização de um sonho acalentado há muitos anos, que é a implantação de um curso de medicina, o que elevaria o ensino superior do município a outro patamar.