CIDADES

min de leitura - #

Apucaranense é destaque em torneio de robótica

Silvia Vilarinho

| Edição de 13 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um apucaranense  integra a equipe de estudantes brasileiros que conquistou nesta semana o terceiro lugar na competição Robocup, um dos maiores concursos de robótica mundiais, realizado neste ano na Austrália. Victor de Castro da Rosa, de 24 anos, disputou a categoria Junior Rescue com a equipe do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Imagem ilustrativa da imagem Apucaranense é destaque em torneio de robótica

O apucaranense cursa engenharia mecatrônica no campus da instituição em Criciúma. A equipe de 10 pessoas - incluindo o professor e outros estudantes - foi  a única representante do Brasil na competição. 
A equipe do jovem apucaranense trabalhou no projeto de um robô de resgate nos últimos dez meses, disputando com mais oito. Eles ficaram atrás de equipes da China e dos Estados Unidos. 
Victor, que já está quase concluindo o curso, foi o tutor da equipe e explicou que o robô que eles criaram precisava passar por 14 pistas, cada uma com um terreno diferente, com o objetivo de realizar o maior número de idas e voltas com o menor tempo possível. 
“Passamos 15 dias na Austrália. A competição acabou no último domingo (7) e foi a terceira vez que alunos participaram da Robocup, mas somente agora a equipe conseguiu se destacar e conquistou o terceiro lugar.  Ano que vem, a competição será na França e já temos professores e alunos interessados em participar. Foi um prazer imenso poder ajudar, participar como tutor, repassar conhecimento. Ano que vem talvez eu não participe, pois estarei focado na conclusão do curso”, detalha Victor. 
O jovem, que faz questão de ressaltar o apoio da família, principalmente do avô, afirma que conhecer culturas diferentes, poder conversar com pessoas de outras universidades e ainda ficar em terceiro lugar na maior competição de robótica do mundo foi maravilhoso.  
“Aprendemos muito com a teoria em sala de aula, mas o que aprendemos com a prática, é muito valioso. Repassei conhecimento, ajudei a equipe, mas com toda certeza eu também aprendi muito e estou muito orgulho”, finaliza.  (SÍLVIA VILARINHO)