CIDADES

min de leitura - #

Apucaranenses sofrem com passagem de furacão

Renan Vallim

| Edição de 09 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Um grupo de oito apucaranenses sofreu com as consequências da passagem do furacão Irma, que atingiu a República Dominicana anteontem. Eles estavam em uma viagem para conhecer Punta Cana, um dos destinos mais visitados daquele país, mas acabaram passando por momentos de tensão. Eles chegaram a ficar isolados e precisaram dormir em um abrigo.
O grupo continua na República Dominicana, pois os voos foram cancelados. De acordo com o empresário João Guilherme Mineo Rodrigues, eles chegaram no último dia 29 ao país caribenho. No início desta semana, com a confirmação de que o furacão estava em rota direta para o país, as pessoas começaram a se preparar.

Imagem ilustrativa da imagem Apucaranenses sofrem com passagem de furacão


“O hotel em que estamos começou a preparar um abrigo anti-furacões, feito todo de concreto. Os funcionários também começaram a dar instruções aos hóspedes do que fazer nesses casos. Tudo foi recolhido: mesas, cadeiras, televisões, luminárias. O hotel parou de servir comida e um dia antes da chegada do furacão muita água foi estocada”, diz ele, via internet.
Além de João e da namorada, Beatriz Moreno Rodrigues, outros seis apucaranenses fazem parte do grupo. “Estávamos em quartos diferentes e nos juntamos em um quarto só, com todas as malas prontas. Fomos ao mercado e compramos muita comida, temendo o pior. Não sabíamos o que poderia acontecer. Todos do hotel foram para o abrigo. Foi muita tensão. Ninguém conseguiu dormir. Foi a pior sensação do mundo”, conta João.
Na cidade, ele diz que todos os outdoors foram retirados e as lojas fechadas com tapumes. “Só fomos saber que o furacão mudou de rota às 10 horas da manhã seguinte. Mesmo assim, houve muitos estragos. Árvores caíram e as ruas ficaram alagadas”.
Por conta disso, a viagem precisou ser estendida. O grupo, que estava com passagem de volta marcada para anteontem, só deve chegar ao Brasil hoje. “Estamos com medo de o tempo piorar novamente e não conseguirmos pegar o voo, porque um novo furacão está se aproximando da região”, conta.
Em Apucarana, o pai e também empresário, João Aurindo Rodrigues, afirma que a família ficou apreensiva. “Descobrimos pela televisão e na hora ligamos para eles. Ficamos com medo e rezando muito. Graças a Deus o furacão mudou de direção”, conta.
O furacão Irma desalojou mais de 24 mil pessoas na República Dominicana. Ele segue agora para Cuba e deve chegar aos Estados Unidos. (RENAN VALLIM)