CIDADES

min de leitura - #

Arapongas cria bolsões para motociclistas

DA REDAÇÃO

| Edição de 22 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Arapongas investiu na criação de bolsões para motociclistas no nos dois sentidos da Avenida Gaturamo, bem no cruzamento com a Rua Perdizes. Os bolsões são áreas delimitadas nos cruzamentos e permitem que as motos aguardem a abertura dos semáforos na frente dos veículos maiores, com objetivo de proporcionar maior segurança aos motociclistas. 

Segundo o secretário Municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, o cruzamento foi o primeiro a receber novas pinturas de sinalização por ser um ponto onde muitos acidentes de motos já foram registrados. “Agora é um espaço que traz mais segurança, pois os motociclistas aguardam a abertura dos semáforos posicionados em um local exclusivo e, à frente dos outros veículos, logo atrás da faixa de pedestres ”, disse. 
Ainda conforme Argati, a nova implantação está em fase de testes. Obtendo resultados positivos, deverá ser implantada em outros cruzamentos com semáforos. Nesta fase inicial, os agentes de Trânsito farão as orientações aos motoristas. “Como é um período de teste, estaremos orientando os condutores. Neste primeiro momento, os motoristas de carros ou caminhões, por exemplo, que avançarem a nova faixa, não serão notificados. Porém, após as instruções, em um segundo momento, os que forem flagrados invadindo o espaço exclusivo das motos serão devidamente notificados”, explica Argati. 
De acordo com a Sestran, Arapongas tem uma frota de 90 mil veículos. Desse total, 23 mil são motos. Em 2021, cinco acidentes com óbitos no perímetro urbano já foram registrados e todos envolveram motocicletas. “Por isso, estamos reforçando as medidas de segurança no trânsito e pedimos também maior conscientização dos motoristas e também dos pedestres”, frisa Argati.