CIDADES

min de leitura - #

Arapongas entrega próteses auditivas

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Através de convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí (Cisvir), o Centro de Especialidades Jaime de Lima ontem próteses auditivas para 11 pacientes de Arapongas. Com realização de mutirões e otimização de exames, o município vem reduzindo o tempo de espera por um aparelho.

Conforme o setor, inicialmente os pacientes passam por consulta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os exames necessários, como audiometria e imitanciometria, responsáveis por avaliar a capacidade auditiva, são realizados por fonoaudiólogas na UBS Caic. Tendo a identificação de problemas auditivos, os pacientes são encaminhados ao Jaime de Lima, já com o pedido da prótese e são redirecionados ao Instituto Londrinense de Educação de Surdos – ILES, onde são realizadas as fases de moldagens e adaptações das próteses. As entregas das próteses também contam com orientações de uso e cuidados por fonoaudiólogas do ILES. 
Conforme o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, nos últimos quatro anos foi possível diminuir em grande escala a fila de espera desses pacientes, que antes aguardavam até 5 anos por um aparelho. 
“A demanda é considerável, contudo, o que antes levava anos, agora conseguimos reduzir o tempo em alguns meses apenas. Estamos entregando nesta oportunidade as próteses aos pacientes que fizeram os moldes em setembro. Em outubro, fizemos um mutirão atendendo 30 pacientes, dos quais, já irão receber seus aparelhos em novembro. Até dezembro serão entregues mais aparelhos auditivos”, afirma. 
Paludetto Jr destaca que a otimização do atendimento dos pacientes desde o ano passado, os exames auditivos que antes eram realizados em Apucarana, passaram a acontecer em Arapongas, com a instalação de uma cabine de audiometria na UBS Caic. 
PACIENTES
“Eu que estava sem escutar nada, agora terei outra vida”, afirma, Marlene da Silva Teixeira, 61 anos, que recebeu ontem um aparelho. “Desde quando eu comecei a fazer o tratamento aqui eu não tenho nada do que reclamar. Para mim foi tudo ótimo, dentro dos atendimentos. Sempre que precisei fui muito bem atendida”, enfatizou. 
O Centro de Especialidades Jaime de Lima presta todo o atendimento aos pacientes que receberam as próteses auditivas, e caso necessário, a equipe faz novo encaminhamento para o ILES.