CIDADES

min de leitura - #

Arapongas expande monitoramento veicular

Renan Vallim

| Edição de 18 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O município de Arapongas ganhou novas câmeras de monitoramento de veículos. Em fase de testes, os equipamentos foram instalados por várias empresas e fazem parte de um projeto do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel). Atualmente, seis aparelhos monitoram dois pontos da cidade: as avenidas Gaturamo e Rouxinol.

O município de Arapongas está sendo utilizado como campo de testes para a tecnologia, capaz de as identificar placas dos veículos, visto que o atual presidente do Cismel é o prefeito local, Sérgio Onofre (PSC). Considerado pioneiro, o projeto vem sendo estudado há pelo menos um ano pelo secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, César Vinícius Kogut.
Os testes foram iniciados em setembro passado, com a instalação das primeiras câmeras na Avenida Gaturamo, região norte da cidade. Agora, a Avenida Rouxinol, na entrada sul, também está sendo monitorada.
“Algumas empresas de tecnologia interessadas na implantação deste sistema fizeram a instalação das câmeras para testar a viabilidade do sistema. Com isso, nós também estamos acompanhando os resultados, até para conhecer mais a fundo esta tecnologia”, destaca o secretário.
O Cismel quer implantar um projeto chamado ‘Muralha Virtual Veicular’, que consiste em instalar câmeras de monitoramento com a tecnologia de leitura de placas de veículos, identificando aqueles com registro de furto ou roubo. Um projeto parecido existe no interior de São Paulo, com resultados “muito satisfatórios”, segundo Kogut.
A intenção de implantar este sistema foi anunciada assim que Kogut assumiu a pasta, no início do ano passado. O objetivo é, assim que for possível, criar um ‘cinturão’ de monitoramento em torno da área abrangida pelos 10 municípios que integram o Cismel. “Pela nossa avaliação das imagens, o sistema funciona muito bem, inclusive com visão noturna e outras tecnologias empregadas. Ainda não há prazo de instalação do projeto. As câmeras são mais avançadas e, por isso, mais caras. Mas estamos trabalhando para torna-lo viável”, diz o secretário.

MONITORAMENTO
As 152 câmeras de segurança adquiridas pelo Cismel a partir de 2012 que estavam sem funcionar devem ser consertadas em breve. A empresa que irá realizar os trabalhos de manutenção já foi escolhida, através do edital de licitação que foi publicado no diário oficial do Paraná em março.
As câmeras de vigilância foram instaladas nos municípios de Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Londrina, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana. O serviço, a um custo de pouco mais de R$ 144 mil, precisa ser realizado por uma assistência técnica autorizada pela fabricante dos equipamentos, que é americana. Em todo o país, existem apenas dois estabelecimentos autorizados, ambos em São Paulo.