CIDADES

min de leitura - #

Arapongas ganha escolinha de trânsito

Adriana Savicki

| Edição de 23 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A partir do segundo semestre, o programa de educação de trânsito desenvolvido na rede municipal de Arapongas vai ganhar um novo espaço. Ocupando um espaço de 1,7 mil metros quadrados na sede da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), foram concluídas as obras da Escolinha de Trânsito. 

Imagem ilustrativa da imagem Arapongas ganha escolinha de trânsito

O espaço, que é fruto de uma parceria entre Prefeitura, Guarda Municipal, corporação e iniciativa privada, tem sala de aula para o desenvolvimento teórico do curso, mas o que chama atenção mesmo é a área externa. A escolinha traz uma réplica das principais estruturas de trânsito. As ruas têm faixa de pedestre, sinalização horizontal e vertical, ciclofaixa e semáforos e foram projetadas para que as crianças possam simular o trânsito como pedestres, ciclistas e motoristas. 
“Teremos carros elétricos para essa finalidade”, comenta a coordenadora do projeto de educação de trânsito da Guarda Municipal de Arapongas Michele Zanin.
Ela explica que o programa de educação de trânsito da GM, a chamada Escolinha de Trânsito, foi fundado em 2011 com atuação nas escolas. Com a nova estrutura e parceria com a Polícia Militar, que também vai atuar na orientação dos alunos, as aulas práticas ganharam reforço. 
“Nós tínhamos uma estrutura mais modesta na GM”, explica.
A nova escolinha ainda não foi inaugurada, mas uma aula teste foi realizada nesta semana com alunos integrantes do Projeto Crescer, que circularam pelos espaços. “A proposta é que eles atuem como pedestres, ciclistas, motoristas e até mesmo como pedestres com problemas de mobilidade ou necessidades especiais”, destaca. 
Segundo ela, o espaço deve iniciar as atividades entre o mês de julho e agosto. A estimativa é que 1,5 mil estudantes do 4º ano da rede municipal sejam atendidos no segundo semestre com as atividades da escolinha.
Segundo ela, a grande contribuição do projeto é a conscientização. “A educação é a esperança de um trânsito melhor. Nosso projeto atua em várias frentes, a criança já participa do trânsito enquanto pedestre e precisa ser ensinada, mas ela também acaba virando um agente fiscalizador do comportamentos dos pais e, ainda, é o futuro motorista”, destaca. 
O projeto envolve também a Secretaria Municipal de Educação e a iniciativa privada. As obras da Escolinha de Trânsito foram custeadas pela concessionária Viapar de acordo com um projeto modelo da concessionária já implantado em Maringá.