CIDADES

min de leitura - #

Arapongas garante campus do IFPR

Renan Vallim

| Edição de 02 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Arapongas terá um campus avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). O Ministério da Educação autorizou a instalação da nova unidade, que será vinculada ao campus de Londrina através de portaria assinada pelo ministro Rossieli Soares da Silva no último dia 28. O terreno para a construção dos prédios já foi definido e deverá ser oficialmente doado para o instituto neste início de ano.
Este será o 26ª campus do IFPR. Na região, Ivaiporã já conta com uma unidade presencial. Em outubro de 2018, Arapongas já havia ganhado uma unidade de Educação à Distância (EaD), que funciona na rua Surucuá-Açu, 321, região norte da cidade.

Imagem ilustrativa da imagem Arapongas garante campus do IFPR


“A nova unidade do IFPR no município, desta vez presencial, irá beneficiar toda a comunidade araponguense. O terreno destinado já foi definido, vistoriado pelo Instituto e aprovado. Agora, falta apenas formularmos um projeto de lei, que será submetido à Câmara dos Vereadores, para realizarmos a doação da área”, explica Jair Milani, vice-prefeito de Arapongas e Secretário de Obras, Transportes e Desenvolvimento Urbano.
O terreno citado por Milani tem em torno de 160 mil m² e fica na região norte da cidade, na saída da cidade, nos fundos da Expoara. “Ainda não há previsão para o início das obras. O IFPR precisa, primeiro, garantir a posse o terreno para então fazer os projetos necessários e licitar a obra. O que podemos garantir é que o espaço cedido é mais do que adequado para que um grande campus seja construído, com vários cursos para a população de Arapongas e região”, diz o vice-prefeito.
O secretário municipal de Educação, Paulo Valério, também se mostra otimista. “A construção do campus em Arapongas é uma notícia muito importante para o município, que ganhará uma nova instituição de ensino superior, desta vez pública. Será um novo impulsionador para o desenvolvimento de toda a cidade”, diz.
A portaria do MEC assinada na última semana autoriza o Instituto a promover a implantação no âmbito de sua estrutura organizacional. Ainda não foram divulgados os cursos que serão ofertados pela unidade. Em nota, a assessoria de imprensa do IFPR afirmou que a criação do campus avançado “ visa fortalecer a interiorização da educação pública, gratuita e de qualidade, e consolidar o Instituto no âmbito paranaense e nacional”.
A unidade araponguense é resultado de uma articulação direta da deputada federal eleita Luísa Canziani (PTB) e do deputado federal Alex Canziani (PTB), presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional. “O anúncio ocorre exatamente quando a lei que criou os Institutos Federais, que tive a honra de ter sido relator, faz dez anos. Este é um belo presente do ministro”, comemorou Alex.