CIDADES

min de leitura - #

Arapongas inaugura em agosto Escolinha de Trânsito

Da redação

| Edição de 15 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Fruto de uma ampla parceria, envolvendo a Polícia Militar, Guarda Municipal e várias secretarias, a educação de trânsito vem sendo a principal aposta para redução de acidentes em Arapongas. O município vem adotando, há alguns anos, um programa permanente com ações voltadas para as crianças. Segundo a prefeitura, o município já registrou 531 acidentes neste ano.
Além das operações de rotina feitas pelos órgãos de segurança para fiscalizar irregularidades e coibir abusos, a ideia é ampliar as ações para que os estudantes sejam disseminadores de boas práticas no trânsito entre seus familiares.
Uma ferramenta valiosa nesse sentido é a Escolinha de Cidadania e Trânsito, instalada na sede da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), obra já concluída e que no próximo mês já iniciará as atividades com os alunos da rede municipal de ensino. 
“A Escolinha vai ser inaugurada no dia 8 de agosto e é resultado de uma ampla soma de esforços”, afirmou o prefeito Sérgio Onofre (PSC) durante visita às instalações. Ele e o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, César Vinícius Kogut, foram recebidos pelo capitão Ademir da Fonseca Júnior e outros oficiais.
O capitão Ademir da Fonseca Júnior explica que ao chegar os alunos serão recebidos em uma sala de aula para aprender noções básicas de trânsito, bem como informações gerais sobre o projeto. Na sequência, receberão um lanche e seguirão para a Escolinha, que é uma minicidade. “O conteúdo teórico aprendido na sala de aula é complementado pela atividade prática.
O espaço reproduz as condições do trânsito das cidades, de tal forma que as crianças irão praticar o respeito e a convivência harmônica”, ressalta o capitão.
Os nomes das ruas da minicidade homenageiam policiais militares que trabalharam em Arapongas e já faleceram.
Bicicletas, capacetes e outros acessórios já estão disponíveis para as turmas. Porém, para tornar a experiência mais marcante, o pefeito Sérgio Onofre antecipa que a montadora Renault está doando quatro veículos elétricos em miniatura..