CIDADES

min de leitura - #

Arapongas inaugura UBS no San Raphael

Fernanda Neme

| Edição de 21 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Arapongas entregou na manhã de ontem a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Abelardo de Araújo Moreira, localizada na Rua Maitaca-Roxa, no Conjunto San Raphael II, zona leste. Foram investidos R$ 746 mil no prédio, que conta com 378 metros quadrados. 

Imagem ilustrativa da imagem Arapongas inaugura UBS no San Raphael

A abertura da unidade contou com a presença de autoridades, imprensa e também de familiares do médico homenageado que dá nome a UBS. O posto vai ofertar uma série de atendimentos, como bebê clínica, consulta médica, dispensação de medicamentos básicos, enfermagem, exame preventivo (câncer de colo de útero), imunização e procedimentos, além de futuramente, contar com profissionais da odontologia. 
O secretário de Saúde de Arapongas, Moacir Paludetto Junior, destaca que a nova unidade abrange uma área de cobertura de mais de 15 mil pessoas. “Essa UBS é própria e teremos mais autonomia para atender a população. Em breve, teremos duas salas para a saúde bucal, que ainda não ficaram prontas devido ao problema de entrega dos equipamentos”, explica. 
Em Arapongas, segundo o secretário, dos 118 mil habitantes, cerca de 100 mil não contam com planos de saúde e dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). “É um número significativo de pessoas que precisam do nosso trabalho. Desejamos que essa unidade tenha foco na prevenção e não só na cura da doença”, acrescenta. 
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC) destacou o papel do médico Abelardo de Araujo Moreira, um dos pioneiros de Arapongas. “Tudo que a gente for falar do doutor Abelardo é pouco. Ele fez muito pelas pessoas de Arapongas. Estamos entusiasmados com mais esta obra concluída, que visa facilitar o acesso à saúde para os moradores de toda a região leste. Além disso, em breve vamos inaugurar também o Centro Municipal de Educação Infantil nesta mesma localidade”, afirmou. 
Onofre enfatizou também outras inaugurações importantes na área de saúde que serão realizadas em breve, como como a reforma do 18 horas do Petrópolis, o início dos serviços no Pronto Atendimento Infantil (PAI) e  reabertura antigo 24 horas.
Participaram também da solenidade, o vice-prefeito de Arapongas, Jair Milani, secretários municipais, o presidente da Câmara de vereadores, Osvaldo Alves e demais vereadores, bem como familiares dos homenageado.