CIDADES

min de leitura - #

Arapongas inaugura UBSs e sede do Creas

Da redação

| Edição de 11 de outubro de 2019 | Atualizado em 15 de outubro de 2019

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Marcando as comemorações dos 72 anos de emancipação de Arapongas, celebrados ontem, a Prefeitura Municipal realizou a entrega de importantes obras para a saúde e assistência social. Solenidade única, na UBS Odete Rodrigues da Silva no Jardim Primavera, marcou a inauguração de outros três equipamentos públicos - as UBSs Guadalupe e Vila Araponguinha e o CREAS -, que somaram investimentos de R$ 755 mil.


Durante o evento, o prefeito Sérgio Onofre enalteceu o momento de importantes avanços vivido pelo município na atual gestão. “Investimentos e obras importantes, que têm saído do papel, mudando a realidade de muitas famílias. A exemplo disso, temos aqui a inauguração da UBS no Jardim Primavera, que aproxima mais a saúde desta comunidade, que agora não necessita mais atravessar a Avenida Gaturamo para os atendimentos da saúde básica. Local este que leva o nome da Vó Dete – grande líder dessa comunidade, que ao longo da vida nos deu exemplos de solidariedade, caridade e amor ao próximo”, disse o prefeito. “Através desse legado deixado por ela, teremos um local acolhedor para os pacientes  e funcionários. Além disso, Arapongas ganha também em seu aniversário a reforma de outras duas unidades e o CREAS”, acrescentou o prefeito.
Para o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Júnior, Arapongas celebra mais um passo positivo no setor, ampliando a atendimento e aproximando ainda mais os serviços de saúde da comunidade. 
“Aproximar saúde de qualidade da nossa população é uma das nossas missões. E estamos cumprindo com grande esforço. Temos desenvolvido ações primordiais e estratégicas na atenção da saúde básica: melhoramos as estruturas físicas, ampliamos em algumas UBS’s a carga horária de atendimento médico, capacitação aos profissionais, entre outros avanços. Registramos mais de 700 consultas/dia em nossas UBS’s, com 140 mil visitas e atendimentos domiciliares no primeiro quadrimestre deste ano, ou seja, estamos verdadeiramente atuantes em prol da saúde”, afirmou.

HOMENAGEM
De maneira especial, os familiares de Dona Odete também foram homenageados com flores e placa de honra de reconhecimento público ao papel desempenhado por ela em meio à comunidade do Jardim Primavera. Emocionados, um dos filhos da “Vó Dete” deixou uma mensagem aos presentes: “ Que nesta UBS, possamos honrar o nome de minha mãe, que ao longo da vida nos ensinou muito sobre gratidão, fé e amor ao próximo. Que aqui, os pacientes possam encontrar tudo que necessitam. E que se sintam verdadeiramente acolhidos”, disse. A escolha do nome de Dona Odete foi uma iniciativa do prefeito Sérgio Onofre e do vereador Toninho da Saúde, de quem partiu a indicação.