Cidades

Arapongas interrompe vacinação até chegada de novas doses

| Edição de

A Prefeitura de Arapongas vai suspender a vacinação contra a Covid-19, a partir de hoje, quando seriam imunizados os idosos acima dos 64 anos. De acordo com o secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, a medida foi tomada porque a nova remessa de doses prevista ainda não chegou ao município.  
“Infelizmente, vamos ter que suspender a vacinação, tendo em vista que as doses anunciadas pelo governo estadual, que viriam neste final de semana, não chegaram até o final da tarde. Daremos continuidade à nossa campanha assim que essas doses chegarem. O restante de doses que ainda temos, priorizaremos nesta semana a vacinação dos idosos acamados.Temos capacidade e profissionais para realizar a campanha, mas precisamos do principal, que é a vacina”, disse. 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, somente ontem foram aplicadas 1.232 doses atendendo os idosos acima dos 65 anos (entre 1ª e 2ª dose), no Espaço Cultural Milene (Feira da Lua). Conforme atualização, até agora Arapongas vacinou 13.643 pessoas.
Em Apucarana, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) também vai retomar a campanha de vacinação após chegada da nova remessa.
A última remessa de imunizantes foi recebida do Ministério da Saúde na última quinta-feira no Paraná, com doses para serem administradas na população com idade entre 65 e 69 anos, e também para iniciar a vacinação das forças de segurança e salvamento.  Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a maior parte do 11º lote que chegou ao Paraná, porém, é voltada para aplicação da dose de reforço em cerca de meio milhão de pessoas. Esses imunizantes estão armazenados no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para serem distribuídos aos municípios conforme o prazo previsto para a aplicação de cada dose. Quase 1,2 milhão de paranaenses já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.