CIDADES

min de leitura - #

Arapongas já tem 7 esculturas entregues

DA REDAÇÃO

| Edição de 11 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Sete das 13 peças encomendadas pela Prefeitura de Arapongas ao artista plástico Cleir Ávila Ferreira que retratam aves que nomeiam ruas estratégicas do município já foram instaladas. A oitava escultura também está em fase final de acabamento.

Entre os locais que já contam as obras de arte estão: duas na Praça Júlio Junqueira (Praça Mauá), outras duas esculturas na localidade da Avenida Arapongas com Rua Rouxinol, uma também no canteiro central ao final da Avenida Arapongas, sentido à rotatória que segue para a Avenida Gaturamo, e outras duas na Rua Rouxinol com Rua Andorinhas. Cada obra de arte representa uma das espécies de pássaro, instalada em sua rua de referência. Entre as esculturas já entregues constam duas araras, um rouxinol, duas arapongas e duas andorinhas. 
Segundo Cleir, os trabalhos já se encaminham para a entrega da oitava peça: a gralha azul, instalada na praça das imediações da Rodoviária Municipal. Nesta semana, a escultura passa pelos detalhes finais. “Até a próxima semana, será possível entregar a oitava escultura. O intuito é que a cada semana uma obra seja entregue”, diz o artista. Ao todo, Arapongas contará com 13 esculturas de pássaros. No município de Arapongas, lei municipal determina que todas as ruas da área urbana tenham nome de pássaros.
Cleir tem quase 20 anos de carreira e obras (entre esculturas e painéis) instalados e é considerado um dos principais artistas plástico do Mato Grosso do Sul. Autodidata, ele pinta profissionalmente desde os 18 anos.

CUIDADOS 
A Prefeitura de Arapongas salienta para os cuidados a serem tomados com as peças. As esculturas são feitas com material resistente, contudo é recomendado que pessoas não subam nem pendurem nas obras, evitando danificá-las. Cada uma delas conta com um aviso de cuidado.