CIDADES

min de leitura - #

Arapongas licita nova cadeia em novembro

DA REDAÇÃO

| Edição de 16 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em agenda ontem em Arapongas, o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares anunciou que a licitação para construção do Centro de Detenção Provisória (CDP) no município deve ser lançada logo após as eleições municipais, que acontecem em novembro. Segundo ele, os R$ 8 milhões necessários para a obra já estão garantidos em orçamento. Os investimentos são oriundos do Governo Federal e Estadual. 

O projeto de construção do CPD já está concluído e a próxima etapa consiste na transferência do terreno doado pelo município ao Governo do Estado, com formalização de escritura.
Segundo o secretário Soares, o projeto, que terá capacidade para 250 presos, vem para fortalecer a segurança pública municipal. “A Secretaria de Estado da Segurança Pública tem um planejamento estratégico. E queremos aproveitar esse momento para dizer que temos esse planejamento de construir uma CPD com boa capacidade. Fomos informados que o ato normativo de documentação do terreno está caminhando muito bem, e da nossa parte já temos o recurso necessário e projeto pronto para viabilizar logo após a eleição. Faremos o ato normativo de transferência do terreno para o Estado, passando para a etapa do edital, e com isso anunciar a licitação. No final do ano que vem queremos inaugurar”, afirmou.
A construção contará com área aproximada de 1.380 metros quadrados, na Rua Rouxinol, Parque Industrial XI. Ele acrescentou ainda que o novo CDP em Arapongas vai contribuir para a segurança municipal, bem como o problema da superlotação nas carceragens, favorecendo assim toda a região.

REIVINDICAÇÃO
O secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, agradeceu novamente os esforços realizados para a concretização de um anseio antigo da comunidade. “Quero agradecer a vinda do secretário Coronel Romulo, trazendo essa notícia tão esperada pelo poder público de Arapongas e população. Com atuação incessante, temos o projeto pronto e verba em orçamento para a construção do CDP”, disse.
A cadeia pública de Arapongas, atualmente instalada na Rua Tucanos, foi construída na década 1980 e tem uma série de problemas estruturais e de superlotação.
Participaram também do encontro o delegado geral da Polícia Civil do Paraná, Dr. Silvio Rochenbach, representantes da Casa Civil, Rodrigo Pina e Sandra Moya, delegado chefe da 22ª Subdivisão de Arapongas, Dr. Maurício de Camargo, comandante da 7ª CIPM, Major Humberto Cavalcante, presidente do Conseg, Luiz Yokomizo, diretor da Diretran, Major Gussi, procurador do Município, Rafael Cita e secretários Lúcia Golon e Valdecir Scarcelli.