CIDADES

min de leitura - #

Arapongas mantém abrigo emergencial do Covid

Da Redação

| Edição de 23 de maio de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Arapongas, com do apoio de voluntários, tem mantido os atendimentos referentes ao abrigo emergencial que acolhe moradores em situação de rua em meio à pandemia do coronavírus (Covid-19). 

Atualmente, o espaço instalado no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Jardim Aeroporto, acolhe 12 pessoas. São fornecidos diariamente cinco refeições, acesso à higiene pessoal, roupas, entre outros serviços. “ O abrigo foi implantado no fim do mês de março, seguindo protocolos e orientações de diversos órgãos da área de saúde e assistência social. O trabalho é feito através de abordagem social junto às pessoas que estão em situação de rua. Aquelas que aceitam serem direcionadas para o abrigo passam por uma avaliação médica e são abrigadas, por tempo indeterminado, devido à situação de pandemia”, afirma a secretária da Semas, Ismailda Ferreira de Lima da Silva. 
Ela acrescenta ainda que esses moradores em situação de rua optaram em ir para o abrigo por livre espontânea. Como medida de segurança, caso optem em deixar o local não poderão retornar posteriormente, pois, podem levar risco de contaminação para os outros, como para os profissionais que atuam no local. 
Conforme o setor, o abrigo emergencial conta com três vagas disponíveis. As equipes assistenciais realizam diariamente buscas ativas nos locais em que existam a concentração desses moradores. Os que têm interesse, passam por avaliações, e são alocados no abrigo. As doações para o abrigo podem ser entregues no CREAS.