CIDADES

min de leitura - #

Arapongas recupera antiga estação

Da Redação

| Edição de 16 de novembro de 2015 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Obras, deu andamento as obras de restauração da antiga Estação Ferroviária de Arapongas, atingida por um incêndio em setembro deste ano, que acabou consumindo cerca de 40% da estrutura do prédio.

Imagem ilustrativa da imagem Arapongas recupera antiga estação

Conforme o secretário de Obras, Pedro de Marco, já está sendo finalizada a limpeza do local e dado início aos preparativos para a recuperação da estrutura de cobertura. “Concluído este trabalho (limpeza e telhado), vamos iniciar a reforma do sistema de eletricidade e outras obras de acabamento necessárias para deixar o local em bom estado até no mais tardar no final deste ano, sem alterar suas características arquitetônicas”, explicou o secretário.

O local, que por anos abrigou o museu histórico da cidade, estava desativado quando ocorreu o incêndio. Na época, o prédio abrigava móveis e objetos inservíveis da prefeitura. O acervo histórico já havia sido transferido para nova sede do Museu Histórico de Arapongas (Maha), no antigo Paço Municipal.

O prefeito de Arapongas, Antônio José Beffa, esteve no local e destacou a importância das obras de restauração da antiga Estação Ferroviária de Arapongas, pois se trata de um importante patrimônio cultural e histórico da cidade. “Esta é uma obra prioritária e vamos deixar o local completamente recuperado para a comunidade, levando em consideração principalmente sua importância, dentro da história da formação de nosso município”, justificou o prefeito.

Segundo os registros da prefeitura, a Estação Ferroviária de Arapongas foi inaugurada em janeiro de 1941, por ocasião da chegada do primeiro trem na cidade. O prédio funcionou como estação de passageiros até meados da década de 60, sendo reativado como Museu Histórico em 1977, na ocasião do 30º Aniversário de Arapongas.