POLÍTICA

min de leitura - #

Arapongas soma mais 2 mortes por coronavírus

Da Redação

| Edição de 30 de junho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais 73 casos de Covid-19 foram registrados na região nos últimos três dias elevando para 666 o número de diagnósticos. Ontem, foram registrados 39 novos casos em oito municípios.O número de mortes também cresceu com a inclusão de mais dois registros em Arapongas, que soma agora seis óbitos. Na região, são 18 mortes desde o início da pandemia.

Os dois óbitos foram registrados em 20 e 22 de junho, mas os resultados foram divulgados nos boletins da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) de sábado e de ontem,respectivamente. Segundo a Secretaria de Saúde de Arapongas, uma das mortes envolve um paciente de 86 anos, hipertenso, que estava internado no Honpar. Ele faleceu no dia 20.
Ontem resultados de exames confirmaram a contaminação por coronavirus de paciente feminina de 59 anos. Segundo a Secretaria de Saúde, que não informou o nome dos pacientes, ela estava internada há mais de um mês – ela deu entrada na UTI em 21 de maio – com um quadro de várias comorbidades. 
Arapongas soma atualmente 228 casos de Covid-10 – ontem foram registrados mais 10 – e vem enfrentando problemas no principal hospital de referência no tratamento do coronavírus. Após surto de transmissão entre funcionários – a UTI foi isolada e vários atendimento suspensos (ver matéria nesta página).
Dentro deste quadro, a prefeitura vem intensificando medidas e fiscalização e prevenção. Ontem, 55 padres e diáconos que atuam no município foram testados para coronavírus com resultados negativos. Pastores devem ser testados nesta semana. 
No final de semana, as equipes de fiscalização abordaram dez estabelecimentos, sendo que três deles foram notificados porque havia clientes sem máscaras e um foi fechado por estar com cerca de 16 pessoas fazendo um churrasco. 
“Temos que nos cuidar neste período porque existe um aumento de mortes e de casos também. Se precisar sair de casa, use máscara e higienize sempre as mãos”, reforça o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Júnior.
PARANÁ
No boletim da Sesa de ontem, o Paraná chegou aos 600 óbitos por coronavírus e 21.089 casos após a inclusão de 573 novas confirmações e 14 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus. O estado soma 820 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 em internamento.