CIDADES

min de leitura - #

Arapongas terá 1ª escola municipal militar

Da Redação

| Edição de 30 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em reunião realizada na noite de anteontem, pais, alunos e comunidade da Zona Sul de Arapongas participaram de uma apresentação do projeto da Escola Militar Municipal de Arapongas a ser implementada na Escola Municipal Professora Maria Hercília Horácio Stawinski. O ensino militar na rede municipal é o primeiro a ser implantado no país, segundo a prefeitura. O encontro foi ministrado pelo major da PM José Carlos de Oliveira, que será responsável pelos serviços militares da escola, do prefeito Sérgio Onofre, e demais autoridades e apresentou a metodologia da escola, baseada em hierarquia, sistema de créditos e disciplina. 

Conforme explicou o major, a chamada Escola Cívico Militar “Dra. Maria Hercília” iniciará suas atividades em fevereiro de 2020, tendo como preceitos fundamentais atingir uma educação de excelência, visando um formação intelectual, ética, cívica e moral, entre os alunos do 1º ao 5º ano. “É importante que os pais entendam a proposta da Escola Militar. Não estamos aqui para formar soldados, e sim, doutrinar dentro da filosofia militar para que eles sejam disciplinados na escola, e em especial, em casa, levando em consideração que os pais devem ser as primeiras autoridade a quem eles devem respeito”, iniciou. 
Ele ainda acrescentou que as atividades que serão desenvolvidas visam à valorização e auto-estima de cada aluno. O desenvolvimento de cada estudante será acompanhado de forma constante por orientadoras e supervisoras. A cada início de semestre, todos os alunos receberão 27 créditos disciplinares e serão avaliados trimestralmente pelo diretor disciplinar e pelos supervisores de alunos. 
O prefeito Sérgio Onofre reiterou o grande passo positivo que Arapongas dará no setor da educação, reforçando a qualidade do ensino. “Esse é um dia que marca a história do município na educação. Conheci de perto os trabalhos realizados na Escola Militar em Curitiba e, sendo instalado aqui em Arapongas, colheremos bons frutos. Os moldes da escola militar unem a instituição de ensino e família, através de um sistema democrático organizado, semeando o respeito para com os pais, professores, comunidade e entre os próprios alunos”, afirmou. 
REDE ESTADUAL 
Onofre garantiu ainda que essa será a primeira Escola Militar Municipal, de outras que se estenderão por demais bairros da cidade, além de citar também a instalação da Escola Estadual Militar, convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e Fundepar, no qual, o  município garantiu a construção do Colégio Estadual da Zona Sul. Os investimentos são da ordem de 
R$ 7,7 milhões.  
Ao final, os presentes fizeram perguntas e elogios, esclarecem dúvidas, tendo boa aceitação por parte dos pais na metodologia a ser aplicada. A reunião contou também com  a presença do secretário de Educação, Professor Peta, secretário de Segurança, Paulo Argati, Policiais Militares da Reserva, vereador Miguel Messias, comandante da 7ª CIPM, Capitão Humberto Cavalcante e diretora Nágila Depretis Santos.