CIDADES

min de leitura - #

Arapongas vai recadastrar veículos

Da Redação

| Edição de 12 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Começou ontem e segue pelo prazo de 30 dias o cadastro e recadastro dos beneficiários do desconto tarifário do Pedágio de Arapongas. O prazo de 30 dias tem como objetivo permitir tempo hábil para que todos aqueles com direito ao benefício tenham tempo suficiente de providenciar o procedimento. Além do recadastro dos que já são beneficiados, o prazo vale para o cadastro de outras pessoas interessadas em reivindicar o benefício. 

Os cadastros e recadastros serão feitos na Prefeitura Municipal, das 9h às 11h e das 13h às 16h, na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (segundo piso).
“O mero fato de realizar o termo de adesão não gera o direito automático ao benefício, pois os requisitos serão analisados e, só depois de deferidos, o desconto será concedido”, afirma o Procurador do Município, Rafael Cita. Todos os beneficiários já cadastrados deverão realizar o recadastro, levando à Prefeitura todos os documentos necessários para a comprovação de que ainda utilizam o veículo no trecho, com relevante frequência, com finalidade de estudo, tratamento médico ou trabalho.
Os descontos serão de 79% para veículo comum e 74% para caminhão até três eixos. Motocicletas cadastradas pagarão apenas R$ 1,00 por passagem. Em caso de não realização do recadastro pelos beneficiários atuais, o benefício será excluído automaticamente. Haverá algumas mudanças com relação ao início do benefício. “Antes, o benefício total previsto era de nove mil passagens por mês, divididas entre os cadastrados. Agora, o benefício subiu e será de até 13.500 passagens por mês”, acrescenta o Procurador.
No momento do cadastro/recadastro, o beneficiário indicará a quantidade média de passagens que utilizará por mês, limitada a 44 passagens (22 dias úteis), a fim de atender a maior quantidade de pessoas possível. Caso a quantidade global (13.500) ou individual (44) seja ultrapassada, será cobrada a tarifa cheia. 
Outra mudança é que agora cada pessoa jurídica poderá cadastrar/recadastrar apenas um veículo, privilegiando-se o cadastro de pessoas físicas, sendo que as quantidades de passagens/mês serão lançadas no site oficial da Prefeitura, com a placa do veículo beneficiado, a fim de dar publicidade e transparência a respeito da utilização e quantidade.
O sistema tem cerca de 1,8 mil veículos cadastrados.