CIDADES

min de leitura - #

Arapongas vai reformar antiga estação

Da Redação

| Edição de 13 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Arapongas está preparando o processo de licitatório para as obras de revitalização da antiga Estação Ferroviária, localizada na Avenida Rouxinol. Segundo a Secretaria de Obras, Transporte e Serviços Urbanos (Seodur), a previsão é de que serão investidos mais de R$ 300 mil, porém o valor poderá ser reduzido com a concorrência entre as empresas interessadas.

“A revitalização desse espaço é uma determinação do prefeito Sérgio Onofre, acompanhando a cobertura e reforma completa de todo o espaço da Feira da Lua, localizada ao lado”, afirma o vice-prefeito e secretário de Obras, Jair Milani.
Segundo o engenheiro Ricardo Koike, da Seodur, as obras vão atingir toda a parte hidráulica, elétrica, esgoto e divisórias, além da pintura e outras melhorias. “O objetivo é revitalizar todo o prédio, porém preservando a sua arquitetura histórica”, assinala Koike. Depois de restaurado, o local deverá ser a nova sede da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Eventos (Secle).
A Estação Ferroviária foi inaugurada em janeiro de 1941, por ocasião da chegada do primeiro trem na cidade. O prédio funcionou como estação de passageiros até meados da década de 60, sendo reativado como Museu Histórico em 1977, na ocasião do 30º Aniversário de Arapongas. Em setembro de 2009, um incêndio consumiu cerca de 40% da estrutura do prédio.
Para o prefeito Sérgio Onofre, com a restauração da Estação Ferroviária e a revitalização da Feira da Lua e da Praça Mauá, toda esta região da cidade deverá ser muito mais valorizada como área de lazer e de integração comunitária.
FEIRA DA LUA
O projeto de cobertura e revitalização da Feira da Lua compreende envolve um investimento de quase R$ 2,3 milhões e envolve uma área de 3,8 mil metros quadrados, incluindo instalação de cobertura na Rua Jandaia Jandaia e várias outras melhorias.