CIDADES

min de leitura - #

Árvores são cortadas na ‘Praça do Redondo’

Vanuza Borges

| Edição de 19 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Quem passou ontem pela Praça Interventor Manoel Ribas, a Praça do Redondo como é mais conhecida, percebeu que algo estava diferente. Sete árvores foram cortadas e outras passaram por poda radical, que foi realizada anteontem. A ação foi tomada após inúmeras discussões sobre erradicação de espécies no local, que envolveram inclusive o Ministério Público, e fazem parte do projeto de revitalização da praça, que prevê também a troca do piso. Tanto a remoção das árvores quanto a troca do piso têm por objetivo diminuir a presença de aves, cujos dejetos provocam mau cheiro. 

Imagem ilustrativa da imagem Árvores são cortadas na ‘Praça do Redondo’
Árvores também passaram por poda, que foi acompanhada por técnicos do Meio Ambiente | Foto: Sérgio Rodrigo


Apesar de discutida e autorizada, a retirada das árvores divide opinião de quem frequenta ou tem a praça como endereço de trabalho. Um exemplo é o taxista Núncio Travain, de 81 anos. “Eu sou a favor do corte. Deixou a praça mais limpa. Já é possível notar que diminuiu a presença de pássaros e a sujeira também. Apesar de ficar mais ensolarada, foi bom. Eu não vencia lavar o carro”, reclama. 
Já para o colega, também taxista, José Marques, de 68 anos, a retirada das árvores não foi a melhor decisão. “As árvores nunca foram o problema da praça. Eu gosto da natureza, gosto das árvores e dos pássaros. Não acredito que as árvores afastavam as pessoas nem vão diminuir a presença de pedintes”, diz. 
A circulação de pedintes e de usuários de drogas é outra reclamação comum da praça há anos. O vendedor Gabriel Santiago da Silva, 29, que costuma descansar no local durante o intervalo, acredita que a retirada foi positiva, mas com ressalvas. “Têm menos pássaros e, consequentemente, menos mau cheiro. Porém, acredito que a praça deveria ter mais sombra, para as pessoas conseguirem aproveitar. De repente, se plantassem trepadeiras nos pergolados, as pessoas conseguiriam ficar um pouco mais na por aqui”, diz. 

REVITALIZAÇÃO
O técnico em Meio Ambiente Pedro Ross, da Secretaria do Meio Ambiente, explica que foram cortadas cinco alfineiros, um flamboyant e uma sibipiruna. “A realização do corte e também da poda no domingo por uma questão logística, para não precisa interditar a praça nem o trânsito no entorno”, diz.
O prefeito Beto Preto, que responde pela pasta de Meio Ambiente, complementa que todas as árvores retiradas estavam comprometidas e geravam risco de acidentes. Também foi providenciada uma poda de rebrota em 80% das árvores da praça, além de eliminar parasitas de outras. “As árvores que foram retiradas serão em breve substituídas por outras espécies de menor porte e mais adequadas para o espaço urbano”, anuncia. 
Antes do plantio de novas árvores, a prefeitura vai substituir parte dos pavers por ladrilhos hidráulicos, e ainda recuperar tubulações de águas pluviais danificadas. “Com a substituição do piso pretendemos reduzir a absorção de água que, com as fezes das aves, acarretam forte odor em toda a região”, argumenta.
“Às vezes é preciso tomar decisões contrárias ao que defendo. Porém, neste caso, o abate de árvores é necessário, diante de uma situação de risco sanitário”, pondera.