CIDADES

min de leitura - #

Asfalto chega a 100% dos bairros de Apucarana

Da Redação

| Edição de 26 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Júnior da Femac autorizou ontem, em ato no gabinete municipal, o início imediato das obras de drenagem e pavimentação asfáltica de todas as ruas do Jardim Santiago, última comunidade de Apucarana ainda sem a benfeitoria, e reconstrução total da Avenida Pinho Araucária e da Rua Koey Tatessuji, no Jardim Cidade Alta. O investimento, somados aos 10% de contrapartida da Prefeitura de Apucarana, chegam a R$ 3,18 milhões. 

Solicitados em 2017, pelo então prefeito Beto Preto, e liberados no ano passado com ajuda do deputado Federal Sérgio Souza, os recursos são oriundos do FGTS e liberados pelo Ministério de Estado do Desenvolvimento Regional (MDR), via Programa Avançar Cidades do Governo Federal.
Com licitação autorizada em maio, a empresa que vai executar todas as obras foi a Romo Pavimentadora Ltda, de Apucarana. O prazo de execução é de 180 dias. Ao assinar os contratos, Júnior lembrou que há seis anos, quanto teve início a gestão Beto Preto, ainda haviam 97 quilômetros de ruas sem pavimentação asfáltica em Apucarana e, grande parte da malha viária existente, apresentava precária conservação. “Com a pavimentação do Jardim Santiago, chegamos a um marco histórico, levando a benfeitoria a 100% dos bairros de Apucarana. Esta solenidade, então, transforma todos aqui presentes em testemunhas da história”, comemorou o prefeito. 
Segundo Júnior da Femac, a conquista da gestão Beto Preto ilustra o momento por que passa a cidade. “Em seus 75 anos, Apucarana está resgatando muita coisa. Voltamos a ter representantes no primeiro escalão do governo estadual com o Beto Preto sendo secretário de Estado da Saúde, a ser centro de saúde do Vale do Ivaí com a conquista do mais moderno equipamento de radioterapia do Brasil e a ter deputados Estaduais, com o Arilson Chiorato e o delegado Jacovós, e Federal, com o Sérgio Souza em Brasília”, analisou o prefeito. 
O presidente da Câmara Municipal de Apucarana, vereador Luciano Molina, parabenizou a prefeitura pelos investimentos. “A maioria das prefeituras brasileiras estão endividadas. Apucarana, apesar disto e do orçamento limitado, tem gestores que sabem gerir os recursos públicos, priorizando o que é mais importante para a cidade, assim como fazemos em nossas casas com o orçamento familiar. Não tem como gastar 30 se só temos 20”, avaliou Molina.

MORADORES
Morador do Jardim Santiago, José Rodrigues agradeceu a prefeitura pelo investimento. “Esperamos muito tempo, mas vai ser bom demais quanto tudo estiver pronto. Muito obrigado ao ex-prefeito Beto Preto e ao atual, Júnior da Femac, por se preocupar conosco, acabando com uma espera de mais de 20 anos. Os tratores da empresa que vai realizar o trabalho já estão no bairro”, destacou Rodrigues.