POLÍTICA

min de leitura - #

Assembleia valoriza café produzido em Cambira

DA REDAÇÃO

| Edição de 15 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na sessão desta quarta-feira (13) projeto de lei de autoria do deputado Anibelli Neto (MDB), que concede o título de Capital Estadual do Café Gourmet ao município de Cambira. Junto a essa sessão estiveram presentes o prefeito Emerson Toledo Pires (MDB), o vereador Rodrigo Rodrigues (MDB), o presidente da Câmara, Cleber Alexandre Torres (Cidadania) e o empresário e produtor rural Cido Belini.

Da tribuna da Assembleia, ao pedir o apoio dos demais deputados, Anibelli Neto destacou que o município de Cambira se constitui numa referência na produção de café e o objetivo desta homenagem é fortalecer ainda mais a produção que é exercida predominantemente por pequenos produtores, enquadrados na agricultura familiar, e que geram uma renda anual de R$ 4 milhões.
O deputado Anibelli Neto destacou que as edições do Concurso Estadual Café Qualidade Paraná vêm há anos estimulando alguns cafeicultores de Cambira na produção de cafés especiais, fortalecendo a produção. Segundo Anibelli Neto, os concursos vêm estimulando os agricultores na produção de cafés especiais, diferenciados, uma bebida com classificação superior.
Ele lembra ainda que muitos cafeicultores de Cambira que participaram dos concursos já foram premiados e dois, inclusive, alcançaram o 1° lugar no Concurso Nacional da ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Café).
A expectativa do deputado Anibelli Neto é que o governador do Estado sancione a lei até 22 de outubro, dia em que Cambira completa 60 anos, e desta forma poder realizar a entrega do título ao município junto com toda população.
“Acredito na importância desse projeto, em especial nesse momento, pois isto alavanca o setor de turismo, movimentando a economia do município de Cambira”, destaca o prefeito Toledo.