COLUNAS

min de leitura - #

Atrativos e turismo

Editoria de Política

| Edição de 05 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Junior da Femac (PDT) está comandando pessoalmente a formatação do novo site que contempla os atrativos gastronômicos e turísticos de Apucarana. O site deve ser colocado no ar no dia 15 de junho. Ele explica que o objetivo é atrair mais visitantes e ampliar o consumo em Apucarana. Ao mesmo tempo, também serão divulgadas informações e fotos da rede hoteleira, restaurantes, cafeterias, pizzarias, choperias e petiscarias, além de prestadores de serviço e as lojas de fábrica, com ênfase em jeans, bonés e camisetas. O site irá mostrar ainda os parques ambientais e religiosos, a rota do café e a Festa da Cerejeira. O trabalho está sendo desenvolvido pelas equipes da assessoria de gabinete, Departamento de Tecnologia da Informação, Promatur e Secretaria de Comunicação. A divulgação na nova página do Município é gratuita e vem tendo uma ótima adesão dos comerciantes. 

Elogios Repercutiu positivamente o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, aprovado na última segunda-feira pela Câmara de Apucarana, que autoriza a Mesa Executiva a antecipar a devolução das sobras do duodécimo ao Executivo. Atualmente, o Legislativo só pode fazer a devolução no final do ano. O presidente da Câmara, Luciano Molina (Rede), recebeu de lideranças comunitárias e empresariais inúmeras manifestações de apoio à proposta. 

Destinação Os vereadores querem agora discutir com o prefeito Júnior da Femac sugestões para o uso das sobras. Embora essa prerrogativa seja do Executivo, a Câmara gostaria de “carimbar” a destinação dos recursos. O presidente do Legislativo, Luciano Molina, aproveitaria um encontro ontem com o prefeito para debater algumas possibilidades. “Caberá, no entanto, ao prefeito decidir a melhor aplicação desses recursos”, pondera Molina.

Já em junho A ideia da Câmara de Apucarana é realizar o primeiro repasse antecipado das sobras do duodécimo ainda neste mês. Aprovado por unanimidade em primeira votação na última segunda-feira, o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município voltará à pauta no próximo dia 17, respeitando intervalo legal de 10 dias. O saldo disponível em conta corrente atualmente chega perto de R$ 1,3 milhão.

‘Canteiro de obras’ O vereador Antônio Carlos Sidrin (DEM) agradeceu na sessão da Câmara o prefeito Junior da Femac pelas obras que estão sendo realizadas na região norte da cidade. Segundo ele, há “um verdadeiro canteiro de obras nos últimos seis meses”. Sidrin destacou que na Vila Regina estão sendo reformados a Escola Papa João XXIII, a UBS Mercedes Moreno, o CMEI Serafim Colombo e realizada a pintura no asfalto na Colônia Comunitária. 
Diabetes A Câmara de Arapongas aprovou na sessão ordinária de anteontem projeto de lei do vereador Reivaldo dos Santos (PTB), que cria o Programa de Prevenção e Controle do Diabetes em crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino. O programa abrange alunos do ensino infantil, fundamental e médio. O objetivo é prevenir esta doença ainda na idade escolar.

Prevenção Segundo o vereador Reivaldo dos Santos, no Brasil existem em torno de 20 milhões de pessoas com diabetes. Deste total, 5% estão na faixa etária de zero a 15 anos. Segundo ele, se houver um trabalho de diagnóstico, prevenção e controle o quanto mais cedo, é possível evitar lá na frente o sofrimento e a morte de muitas pessoas. Ele propõe um trabalho de parceria entre as secretarias de Saúde e Educação.

Endividado I O MDB do Paraná decidiu colocar a sede histórica do partido em Curitiba à venda para pagar dívidas da legenda da última campanha eleitoral. A informação é do blog da jornalista Roseli Abrão. O imóvel, localizado em área nobre, na Avenida Vicente Machado, no bairro do Batel, é avaliado em R$ 2,3 milhões. A venda foi decidida pela Executiva Estadual, presidida pelo ex-deputado federal João Arruda.

Endividado II Dívidas da campanha de 2014 do MDB do Paraná teriam sido pagas com dinheiro do fundo partidário, o que é proibido por lei. Para não correr o risco de perder os recursos do fundo, restou vender o imóvel para cobrir os débitos. Nas últimas eleições, o MDB manteve a trajetória de encolhimento que já vinha registrando nos últimos anos. Principal liderança do partido no Estado, Roberto Requião não conseguiu se reeleger para o Senado, ficando sem mandato.

Vapt Vupt

O secretário estadual da Fazenda, Renê Júnior, faz hoje na Assembleia a prestação de contas do quadrimestre.
A audiência pública de prestação de contas do governo do Paraná será às 9h30, no Plenário da Assembleia.
Mauá da Serra deverá receber em breve, mais uma vez, a visita do governador Ratinho Junior.
A visita de Ratinho Junior a Mauá da Serra seria para inaugurar as ampliações de uma empresa de alimentos.