POLÍTICA

min de leitura - #

Audiência com Beto Preto

Da Redação

| Edição de 28 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Cumprindo agenda ontem na Capital do Estado, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), acompanhado do Procurador Geral do Município, o advogado Paulo Sérgio Vital, esteve em audiência com o secretário de Saúde Beto Preto. “A pauta foi o encaminhamento de documentos complementares e a planilha das obras de ampliação da sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região, o Cisvir”, informou Junior. Segundo o prefeito, a Prefeitura de Apucarana executou o projeto da obra, colaborando com a gestão do Cisvir, sob a presidência do prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda (PV), e toda a diretoria do órgão.

Novos veículos Ainda em Curitiba, Junior da Femac e Paulo Sérgio Vital se avistaram com o secretário do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega. Apucarana foi contemplada com dois veículos zero km, no valor de R$ 121 mil. “Trata-se de uma Chevrolet Spin e um Chevrolet ônix, que serão utilizados para serviços gerais da prefeitura”, informou o prefeito, que reiterou agradecimentos a Ortega, pela atenção que tem tido com o Município.

Presente de Natal O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), considera um verdadeiro presente de Natal o anúncio da liberação de R$ 1 milhão para o município feito ontem pelo deputado federal Pedro Lupion (DEM). Os recursos serão investidos na construção de dois Centros de Convivência do Idoso, um na Vila Brasil e outro no conjunto San Raphael III. Segundo Sérgio Onofre, trata-se de um presente não para o prefeito, mas para a população de Arapongas.

Na Capital Quem esteve em Curitiba no início desta semana foi o prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grolla (PTB). Ele cumpriu uma extensa agenda junto às secretarias e órgãos do governo do Estado e gabinetes de deputados. Entre os principais pontos de sua viagem, Grolla tratou da implantação do cicloturismo em Lunardelli e outros municípios do Vale do Ivaí e pediu melhorias na PR-082 que corta o município. Trata-se de uma rodovia por onde trafegam ônibus e veículos com romeiros.

Cidadania em Cambira O partido Cidadania (ex-PPS) realiza Congresso Municipal em Cambira no próximo dia 30, com início às 14 horas, no Clube 22 de Outubro. Segundo o presidente da legenda em Cambira, Cido Belini, vários assuntos serão debatidos neste congresso, entre os quais, a criação do Movimento Cidadania23 da Juventude de Cambira e a realização de cursos aos pré-candidatos visando as eleições municipais do ano que vem.
Instituto Rural I O projeto de lei 594/2019 que autoriza a incorporação do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), das autarquias Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Centro de Referência em Agroecologia (CPRA), e da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) recebeu várias alterações do relator, deputado Tiago Amaral (PSB). As mudanças foram apresentadas em forma de emenda substitutiva geral na reunião desta quarta-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Instituto Rural II Tiago Amaral explicou que o processo para construção do substitutivo geral levou três meses. O projeto de lei foi enviado pelo Governo do Estado para a Assembleia Legislativa em agosto e foi necessário articular a reestruturação do projeto, trazendo para a discussão pesquisadores, diversas lideranças, o próprio governo e representantes de cooperativas, do agronegócio, para chegar a esse resultado. O órgão vai se chamar Instituto de Desenvolvimento Rural Iapar-Emater.

Foro privilegiado Líderes do Podemos na Câmara e no Senado, o deputado federal José Nelto e o senador Alvaro Dias cobraram do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, ainda neste ano, da PEC que acaba com o foro privilegiado no País. A proposta  está parada há 350 dias na Câmara dos Deputados. Nelto lembra que o presidente Maia, diante de um grupo de parlamentares, garantiu que colocaria a PEC em votação ao longo de 2019.

Privilégio odioso Autor da PEC, Alvaro Dias recorda que, na Operação Lava Jato, o STF levou 1.183 dias até proferir a primeira condenação de um detentor de foro especial, a uma pena de 13 anos e 9 meses. Nesse mesmo período, a 13ª Vara Federal de Curitiba determinou a condenação de 132 pessoas, com penas que somam mais de 2 mil anos de prisão. “O foro privilegiado, em casos de crimes comuns, é um privilégio odioso”, critica.