COLUNAS

min de leitura - #

Audiência de orçamentos

Da Redação

| Edição de 01 de dezembro de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Antes das duas sessões ordinária e solene da Câmara de Apucarana, realizadas anteontem à noite, os poderes Legislativo e Executivo apresentaram em audiência pública as propostas orçamentárias para o exercício de 2017. Os números já foram discutidos numa primeira audiência realizada em setembro. O Legislativo elaborou um orçamento em torno de R$ 9,2 milhões para o ano que vem, já prevendo reforma e ampliação do prédio da Câmara e um eventual aumento no número de vereadores, que pode chegar a 15 ou 19 cadeiras, conforme processo que está pendente na Justiça. Já o orçamento geral do Município de Apucarana está calculado em R$ 316,6 milhões, somando as administrações direta e indireta, conforme revelou Caio Salinet, da Secretaria Municipal da Fazenda.

Saúde O vereador José Antoniassi (PSDB) teve aprovado na Câmara requerimento que pede ao Estado a implantação no Hospital da Providência do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) dos servidores do Estado. Segundo ele, hoje os usuários de Apucarana e Vale do Ivaí têm que se deslocar a Londrina e nem sempre são atendidos.

Demanda Segundo Antoniassi, há 10 mil pessoas em Apucarana e no Vale, entre servidores e familiares, que são vinculados ao SAS. Muitas vezes esses são obrigados a pagar consultas médicas particulares porque não compensa o custo de deslocamento a Londrina. O ideal é ter atendimento em Apucarana.

Subdelegacia A Câmara de Apucarana também aprovou requerimento do vereador Vladimir José da Silva (PDT), que pede a instalação de uma subdelegacia de polícia no Jardim Ponta Grossa. Segundo ele, aquela região é grande e bastante populosa e merece ter um aparado policial mais próximo para atender às ocorrências.

Diplomações I O Cartório Eleitoral da Comarca de Apucarana já marcou as datas de diplomação dos prefeitos, vices e vereadores eleitos no dia 2 nos municípios de sua abrangência. Os eleitos da 179ª Zona Eleitoral, que abrange somente Cambira e Novo Itacolomi, serão diplomados no próximo dia 13, às 17 horas, no Fórum Desembargador Clotário Portugal, de Apucarana.

Diplomações II Os eleitos da 28ª Zona Eleitoral, que são de Apucarana, serão diplomados no dia 15, às 18 horas, no mesmo local. Segundo Carla Panza Breta, chefe do Cartório da 179ª Zona Eleitoral, os juízes têm até três dias antes da diplomação para julgar as prestações de contas dos eleitos. Já as contas dos não eleitos serão julgadas posteriormente num prazo não definido.

Culto A Igreja Cristã Maranata de Apucarana promove neste sábado, às 19h30, o tradicional “Culto de Oração pelas Autoridades Públicas”. Segundo o pastor Jorge Calori, o culto é destinado a todos aqueles que exercem algum cargo público como prefeito, vice e vereadores. A igreja fica localizada na Rua Pará, 156, no Jardim Apucarana.

Ação A coligação “Mudança Já – Por um Faxinal mais Honesto e Humano” do candidato a prefeito Moacir Pomini (PPS), de Faxinal, protocolou representação na Justiça Eleitoral contra a coligação “Unida na Fé e no Trabalho”, do prefeito eleito Ylson Cantagallo (PMDB), por irregularidades na campanha.

Contas A coligação de Moacir Pomini pede investigação na prestação de contas do candidato a prefeito Gallo por não declarar gastos que configurariam caixa 2 referentes à confecção de adesivos, santinhos, bandeiras, aluguel de clube, carros de som, alimentação, doações e gastos com combustíveis.

Impugnação A coligação de Pomini pede a impugnação da candidatura de Gallo e de seu vice Galdério (PP), tendo em vista irregularidades ocorridas na campanha em Faxinal, caracterizando abuso de poder econômico. A coligação solicita à Promotoria e ao Juízo que o julgamento da ação ocorra antes da diplomação dos eleitos.

Toledo e Ulisses O prefeito eleito de Cambira, Emerson Toledo (PROS), esteve reunido nesta semana com o prefeito eleito de Maringá, Ulisses Maia (PDT). Ambos discutiram assuntos relacionados à Região Metropolitana de Maringá (RMM). O município de Cambira faz parte daquela região, assim como Jandaia do Sul e Bom Sucesso, que são do Vale do Ivaí.

Vapt Vupt

A Câmara de Apucarana realiza sessão extraordinária hoje, às 10 horas, amanhã e sexta-feira.

Na pauta da Câmara de Apucarana estão quatro projetos do Executivo abrindo crédito adicional.

A Lei de Responsabilidade Fiscal está deixando muitos prefeitos de cabeça quente neste final de ano.

Um dos maiores problemas de prefeitos em final de mandato é limitar gastos com pessoal.