CIDADES

min de leitura - #

Audiência discute linha de transmissão de energia

Da redação

| Edição de 11 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Arapongas receberá hoje à noite, às 19 horas, no auditório do Sindicato da Indústria Moveleira de Arapongas (Sima) uma audiência pública para apresentação de um Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) referente a uma linha de transmissão de alta voltagem que vai passar pelo território do município.
A audiência contará com a coordenação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão responsável pelo licenciamento ambiental do empreendimento. A linha pertence à Transmissora Elétricas Reunidas do Brasil S.A., tem capacidade de transmissão de 525.000 Volts, e sairá de Foz do Iguaçu até Londrina. A realização das audiências é obrigatória e tem o objetivo dar transparência do processo de licenciamento ambiental do projeto, informar a população e demais interessados sobre o empreendimento e estudos realizados, seus benefícios econômicos e sociais, além da mitigação dos possíveis impactos ambientais
Na noite de anteontem foi realizada a primeira audiência pública em Umuarama. Também serão realizados encontros Sarandi, Santa Helena e Guaíra. 
A nova linha de transmissão terá a capacidade de transportar grandes blocos de energia que resultará em grande reforço ao abastecimento da região oeste e noroeste do Estado, eliminando sobrecargas e gerando um aumento na confiabilidade do sistema elétrico do Estado do Paraná e Nacional. Para isso, também serão ampliadas subestações em Foz do Iguaçu, Guaíra, Sarandi e Londrina, gerando cerca de três mil empregos diretos durante a instalação da nova da rede. Ao todo, o investimento privado para construção da nova linha de transmissão será de aproximadamente R$ 2 bilhões.
O auditório do Sima fica no 13º andar do Palácio do Comércio.