POLÍTICA

min de leitura - #

Audiência discute o eixo Londrina-Maringá

Editoria de Política

| Edição de 04 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Gestores públicos municipais, vereadores, técnicos, lideranças políticas e empresariais e representantes de segmentos organizados da sociedade participaram ontem à noite, em Apucarana, da primeira audiência pública para apresentação e discussão do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte. O plano foi desenvolvido através de oficinas de trabalho realizadas nos 15 municípios que integram o eixo norte do Estado, que vai de Londrina até Maringá. O evento foi realizado no auditório do Senac, que ficou completamente lotado.

Imagem ilustrativa da imagem Audiência discute o eixo Londrina-Maringá


A apresentação do plano foi feita pelo coordenador executivo Cláudio Marchand Krüger, que estava acompanhado de uma equipe técnica para receber sugestões e responder a perguntas da plateia.
Para Krüger, a principal demanda, especialmente dos municípios menores, é ter maior integração com as cidades-polo, vendo no Plano uma oportunidade para aumentar a competitividade econômica e consequentemente a melhoria da qualidade de vida. “Municípios maiores teriam, aparentemente, uma situação mais confortável, inclusive com alguns planos de desenvolvimento já em andamento. Por outro lado, as oficinas mostraram a desigualdade que ocorre entre as cidades-polo e os municípios vizinhos, havendo um grau de isolamento que poderia ser gradualmente superado com uma maior integração social e econômica”, afirmou.
Um dos objetivos principais da próxima etapa do plano, denominada Etapa de 
Segundo Carlos Mendes, superintendente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), a partir de janeiro Apucarana também sediará as reuniões com as câmaras técnicas. “Esta fase, chamada de Etapa de Contextualização, será centralizada em Apucarana, na estrutura do Senac, onde os grupos de trabalho de todos os municípios envolvidos iniciarão a elaboração dos projetos”, frisa Mendes.
Para o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), um dos principais incentivadores do Paraná Norte, o futuro do Norte do Paraná, especialmente do eixo Londrina-Maringá, está intimamente ligado às relações entre municípios e entidades da sociedade civil enquanto região metropolitana.
O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte é um projeto do Governo do Estado do Paraná com apoio do Banco Mundial.