COLUNAS

min de leitura - #

Audiência do "Pacto"

Editoria de Política

| Edição de 05 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Entidades municipalistas já confirmaram presença na audiência pública sobre a PEC do Pacto Federativo que trata da extinção das cidades com menos de cinco mil habitantes. O encontro será no próximo dia 12 (quarta-feira), às 9 horas, na Assembleia Legislativa do Paraná. Estarão na audiência a AMP (Associação dos Municípios do Paraná), CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Unale (União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais), Uvepar (União dos Vereadores do Paraná) e associações municipais como a Amunop, Amunpar, Amerios, Comcam, Amop, Amsulpar, Cantuquiriguaçu, Amocentro e Amenorte. Até o final desta semana, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), autor da proposta da audiência, e a frente de deputados municipalistas esperam a confirmação de todas as associações regionais de municípios e das Câmaras de Vereadores.

Padre Carrara A Câmara de Apucarana aprovou Moção de Aplausos ao Monsenhor Roberto Carrara, ex-pároco Catedral Nossa Senhora de Lourdes. A moção é de autoria do vereador Marcos da Vila Reis (PSD). “Estou propondo esta moção pelo importante trabalho que realizou em nossa cidade. Sei que ele já recebeu o Título de Cidadão Honorário, mas nunca é demais uma homenagem a uma pessoa que não mediu esforços em doar grande parte da sua vida à nossa comunidade”, disse.

Rumos do PDT A Executiva Estadual do PDT está priorizando os 30 municípios mais populosos do Paraná para o lançamento de candidatos a prefeito e a vereador nas eleições deste ano. Entre esses municípios está Apucarana, que hoje tem como prefeito o pedetista Junior da Femac. Este, no entanto, é quase certo que dispute a reeleição por uma outra sigla ligada ao governador Ratinho Junior (PDT. Até agora, Junior da Femac ainda não falou em mudar de partido.

Convenções Segundo o presidente estadual do PDT, André Menegotto, até o momento o partido está apto a realizar convenções em 69 municípios até 31 de março, já se preparando para as eleições de outubro. “Elaboramos um caderno de orientações com todos os procedimentos jurídicos necessários para que os municípios possam realizar as convenções da forma mais organizada possível. Isso faz parte do processo de reestruturação e fortalecimento do PDT no Paraná”, afirma Menegotto.

Antena da Tim O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda (PSD), esteve ontem no gabinete do deputado estadual Artagão Junior (PSB). Ambos pediram agilidade da Tim na instalação de uma torre de transmissão de sinais no Distrito de Nova Amoreira, onde moram cerca de 1,5 mil pessoas. Segundo Takeda, os moradores são produtores rurais que precisam da telefonia celular para realizarem seus negócios, porém não é possível.
Dono da Havan I A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa do Paraná, realiza a primeira reunião de 2020 nesta quarta-feira, às 13h30. E entre os projetos a serem avaliados está o de autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), de número 393/2019, que concede o título de Cidadão Honorário do Paraná ao empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas de departamentos Havan.

Dono da Havan II Segundo Cobra Repórter, o objetivo é reconhecer a disposição de Hang em investir no Paraná, gerando empregos e estimulando o desenvolvimento estadual. “Um grande empreendedor, que começou com apenas uma lojinha em 1986 em Brusque e hoje já possui mais de 140 lojas. São milhares de empregos gerados com mais de 10 mil contratações por ano em toda rede. Somente no Paraná são 30 lojas, gerando centenas de empregos”, defendeu.

Fim de férias Com a retomada dos trabalhos do legislativo federal, o deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR) defendeu ontem que a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 435/2018), que acaba com as férias de 60 dias para magistrados e integrantes do Ministério Público, seja uma das prioridades do Congresso Nacional para 2020. A iniciativa de sua autoria limita em 30 dias as férias de todos os servidores públicos do país e também acaba com a licença prêmio. 

Economia A PEC do fim das férias de 60 dias aguarda apreciação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. “Além das questões econômicas, como a reforma tributária, o Congresso precisa se dedicar a outras propostas que tragam economia para os cofres públicos e cortem privilégios. E as férias de 60 dias para juízes e promotores devem acabar. Não existe qualquer justificativa para esse tratamento especial aos integrantes do Judiciário”, disse Rubens Bueno.

Vapt Vupt

Há muitos pré-candidatos a prefeito ou a vereador acelerando o ritmo de trabalho na região.         
A intenção dos postulantes a algum cargo público é chegarem fortes no período da campanha eleitoral.         
A Justiça Eleitoral do Paraná pretende fiscalizar com rigor e punir aqueles que descumprem a lei eleitoral.       
Juízes e promotores eleitorais estão se preparando para quanto tiver início a campanha na região.