COLUNAS

min de leitura - #

Audiência sobre tarifa

Editoria de Política

| Edição de 24 de junho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os vereadores apucaranenses Lucas Leugi (Rede), Gentil Pereira (PV) e Franciley Godoy (PSB), o Poim, estiveram em Londrina, anteontem, mantendo contatos com aquela Câmara de Vereadores sobre a possibilidade de frear o aumento no preço da tarifa de água da Sanepar. Em Londrina, a Câmara já pediu providências junto ao Procon. O encontro foi no gabinete do presidente da Casa, Mário Takahashi (PV), juntamente com o líder do movimento, vereador Roberto Fú (PDT), e Professor Roni (PTB). Na ocasião, decidiu-se pela realização de uma grande audiência pública em Londrina, com a participação de vereadores de todas as Câmaras das regiões metropolitanas de Londrina e de Apucarana, que incluem o Vale do Ivaí. Esta audiência deve acontecer no início de agosto. “Vamos juntar todas as câmaras da região nesta luta”, afirma Lucas Leugi.

Expotécnica A comissão organizadora da 24ª Expotécnica e a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) vão realizar no dia 6 de julho, a partir das 10 horas, um debate com o tema “O Valor Bruto da Produção (VPB) e seu impacto no ICMS”. O evento acontecerá no estande institucional da Emater, na Expotécnica, em Sabáudia.

Mediador No debate, denominado “Prosa com os Prefeitos”, o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, estará à disposição dos gestores de toda a região para questionamentos sobre o tema. A prosa, na Expotécnica, terá como mediador o presidente da Amuvi e prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD).

Insustentável De passagem por Apucarana nesta sexta-feira, o deputado federal Ênio Verri (PT) disse que o clima no Congresso Nacional está ficando insustentável para o presidente Michel Temer. “Tucanos e até peemedebistas estão abandonando a bancada de apoio ao governo”, revelou o parlamentar, que esteve na cidade para liberar uma emenda. 

Candidato O empresário da construção civil, Edenilson Rossi, diretor-presidente da Sial Engenharia, de Curitiba, visitou o prefeito Beto Preto nesta semana. Ele anunciou que estuda possibilidade de empreendimentos em Apucarana. Rossi também falou de política e confirmou que deve ser candidato a deputado federal pelo “Podemos”.

“Podemos” Rossi informou que mantém relação estreita com o senador Alvaro Dias e que, no início de julho, deve assinar a ficha de filiação no novo partido, no qual Alvaro pretende disputar a Presidência da República. O empresário acaba de concluir quase 90 mil m2 de obras de ampliação do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba. 
Cidadão A Câmara de Vereadores de Ivaiporã entrega na próxima terça-feira o título de Cidadão Honorário do Município ao delegado de Polícia Gustavo Dante da Silva. A homenagem, segundo a Câmara, é um reconhecimento ao trabalho que ele vem realizando nesses três anos e meio na cidade e região.

Autonomia O prefeito de Borrazópolis, Adilson Lucchetti (PSB), o Didi, tem dito que não administra o Município sozinho. “Eu apenas dou a palavra final”, afirma o prefeito, segundo quem os secretários têm toda autonomia para implantar ações em cada setor e são responsáveis por aquilo que fazem.

Soluções De acordo com o prefeito Didi, todos os problemas que surgem em Borrazópolis em cada Pasta são os próprios secretários que têm que resolver. São eles, inclusive, que administram os recursos de sua área. E é a eles que os subordinados devem fazer sugestões ou reclamações.

Pré-candidatos Em reunião realizada quinta-feira em Curitiba, executiva e membros do diretório do PPS lançaram os prefeitos Marcelo Rangel, de Ponta Grossa, e César Silvestre Filho, de Guarapuava, como pré-candidatos ao governo do Estado nas eleições marcadas para o ano que vem. 

Projeto Os nomes de Marcelo Rangel e César Silvestre Filho como pré-candidatos ao governo do Paraná têm o aval do presidente estadual do PPS, deputado Federal Rubens Bueno. A partir do lançamento, Rangel e Silvestre deverão iniciar debates com os paranaenses sobre um projeto de governo.

Vapt Vupt

Nas últimas semanas municípios do Vale do Ivaí têm recebido visitas de deputados federais e estaduais.        
Alguns aparecem liberando recursos de emendas parlamentares e outros já em pré-campanha eleitoral.          
A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) vai se reunir dia 30 em Ariranha do Ivaí.        
O prefeito de Ariranha do Ivaí, Augusto Cicatto (PT), espera casa cheia na reunião da Amuvi.