POLÍTICA

min de leitura - #

Aumento do fundo exige cautela das administrações

DA REDAÇÃO

| Edição de 19 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas e presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Sérgio Onofre da Silva (PSC), considera que o aumento do FPM neste primeiro semestre tem sido uma surpresa para os gestores municipais. Segundo ele, trata-se de um fenômeno que tem permitido aos municípios investimentos na área de saúde, por exemplo, neste período de pandemia, além da educação.

No entanto, o presidente da Amepar alerta que esta é uma situação atípica que exige muita cautela por parte dos prefeitos de modo geral. “Se agora o FPM está em crescimento, a tendência é de queda no segundo semestre, por isso temos que ficar atentos com o que pode acontecer nos próximos meses”, assinala.
Para o prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (PSL), o bom desempenho do FPM tem dado uma segurança maior ao seu município para manter o controle das finanças e fazer os investimentos necessários. “Além disso, podemos fazer com segurança um planejamento para os próximos meses”, afirma o prefeito, que está programando para a primeira quinzena de julho o pagamento de metade do 13º salário do funcionalismo público municipal.