CIDADES

min de leitura - #

Autuações ambientais crescem na pandemia

DA REDAÇÃO

| Edição de 25 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O número de autoações registradas pela Secretaria de Meio Ambiente de Apucarana aumentou. De de janeiro a 20 de setembro deste ano foram 23 autuações em 2020 contra 14 no ano passado, um crescimento de 64%. A maioria das infrações registradas está ligada ao corte irregular de árvores e a falta de licença ambiental em atividade industriais. 

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente de Apucarana Sergio Bobig, grande parte das autuações acontece em residências, a partir de denúncias da comunidade. “Os casos mais atendidos são geralmente de descarte irregular de resíduos, mas também atendemos casos de fogo em vegetação e cortes de árvores, entre outros. Por se tratar de infrações cometidas pela comunidade, procuramos sempre realizar as orientações em primeiro lugar, evitando aplicação de multas, a não ser que a situação seja repetida”, afirmou. 
Em casos de fiscalizações em indústrias, ele explica que o trabalho de orientação funciona da mesma forma. “Geralmente, quando chegamos a alguma empresa para realizar autuação, as providências necessárias já estão sendo tomadas, por isso, dificilmente as multas acabam sendo aplicadas”, disse o secretário. 
Para ele, o aumento de 64% das autuações deste ano pode ter influência da pandemia. “Com a população mais tempo em casa, com tempo livre, é mais comum acontecer casos de descarte irregular de lixo, de moradores que resolveram fazer uma faxina no quintal, ou então colocar fogo em vegetação. A poda de árvores também acontece geralmente quando o morador está com tempo livre, por essa razão, acredito que a pandemia possa sim ter influenciado esse aumento”, revelou Bobig. 
O secretário orienta a população a não realizar o descarte de resíduos irregularmente, mas sim, comunicar a secretaria de Meio Ambiente para dar a destinação correta. “Nossa orientação é para que, caso haja um móvel velho na casa, um colchão, ou qualquer outro tipo de objeto que precise ser descartado, que o morador coloque na calçada em frente a casa e acione a equipe do Meio Ambiente do município para fazer o descarte correto. O telefone da secretaria é o 3423-0142. Evitem atear fogo ou jogar estes materiais em fundos de vale”, finalizou.