COLUNAS

min de leitura - #

"Avançar Cidades"

Editoria de Política

| Edição de 20 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito em exercício de Apucarana, Junior da Femac (PDT), fez ontem uma visita à Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, em Londrina. A pauta da reunião com dirigentes da CEF, que são responsáveis pelos repasses em convênios firmados com o governo federal, foi o Programa Avançar Cidades. Junior pediu celeridade no processo de liberação das obras do Jardim Santiago e da reconstrução total da Avenida Pinho Araucária e Rua Koey Tatessuji. “Estivemos em Brasília na semana passada e, junto com o deputado federal Sérgio Souza (MDB), conseguimos adiantar a tramitação no Ministério do Desenvolvimento Regional”, explicou o prefeito, que espera poder licitar estas obras, orçadas em R$ 3,8 milhões, nas próximas semanas.

Ordem de serviço Nesta quinta-feira, dia 21, às 16 horas, Junior da Femac dará ordem de serviço para execução da ligação asfáltica de um trecho que liga Apucarana ao distrito do Barreiro. São 600 metros lineares, do antigo lixão até o contorno norte. A obra será custeada com emenda de R$ 400 mil do deputado federal Aliel Machado (PSB), intermediada com apoio do vereador Lucas Leugi (Rede).

Preparativos A assessoria de gabinete do prefeito licenciado Beto Preto (PSD), a cargo de Márcia Cavalheiro e Gleice Machado, já está preparando o documento da despedida do ex-patrão e futuro secretário de Estado da Saúde. O saldo financeiro em caixa e um breve histórico das conquistas de obras, programas e serviços dos seis anos de mandato devem constar na ata de transmissão do cargo ao prefeito em exercício Junior da Femac.

Transmissão Segundo o secretário de Gestão Pública, Nicolai Cernescu, que ontem conversou com Beto Preto, na sexta-feira ele estará em Apucarana para finalizar os trâmites da transmissão do cargo. Segundo ele, Beto Preto vai participar do evento na Câmara de Vereadores – ainda sem horário definido - e repassar o cargo ao prefeito em exercício Junior da Femac. 

Destaque O deputado estadual Arilson Chiorato (PT), estreando neste ano na Assembleia Legislativa, vem ganhando destaque pela sua capacidade de diálogo. A repercussão positiva parte de prefeitos e lideranças da região que têm acompanhado o seu trabalho em Curitiba. Experiência política Arilson tem de sobra com os anos de assessoramento parlamentar em Brasília.

Incêndios O vereador Franciley Preto Godói Poim (PSB), apresentou requerimento na Câmara de Apucarana endereçado ao Corpo de Bombeiros acerca das escadas utilizadas para combater incêndios em altos edifícios. Ele quer saber se a corporação tem escada para atender prédios com mais de 15 andares que estão sendo edificados na cidade.

Observatório Na próxima terça-feira, dia 26, o Observatório Social de Apucarana fará prestação de contas do último quadrimestre de 2018, por seu presidente Cláudio Nunes. Será no auditório da OAB, às 19 horas. Haverá a palestra “O papel do cidadão no pacto pelo Brasil”, pelo presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas.

Crise política O deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) diz que apenas a demissão do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, não resolve a crise que atinge o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Na sua avaliação, é necessário aparar arestas na equipe de governo e reforçar a articulação política.

Intrigas O deputado Rubens Bueno diz que o governo está gastando um tempo precioso com intrigas partidárias e no alto escalão do governo. “É preciso mergulhar de vez na pauta do país. Foi para isso que os brasileiros escolheram um novo presidente. Sabemos que sempre há uma fase de adaptação, mas já passou da hora do governo começar a mostrar ao que veio”.

Áudios I O presidente Jair Bolsonaro conversou com o ex-ministro da Secretaria-Geral Gustavo Bebianno pelo aplicativo de mensagens Whatsapp três vezes no dia 12 de fevereiro, um dia antes de sua alta médica no hospital Albert Einstein, na capital paulista. Os áudios das conversas entre os dois foram divulgados pela revista Veja.

Áudios II De acordo com apresentado pela revista Veja, os áudios confrontam a versão do presidente de que ele não havia falado naquele dia com o então auxiliar. As gravações mostram ainda que ambos conversaram também sobre o esquema de candidaturas laranjas do PSL, revelado pela Folha de S.Paulo e que levou à queda de Bebianno.

Vapt Vupt

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) insiste para que prefeitos participem da Marcha a Brasília.
A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios será realizada de 8 a 11 de abril com grande pauta de assuntos.
Prefeitos de todo o Brasil estão preocupados com a possibilidade de cortes nos investimentos federais.            
Embora haja compromisso do presidente Jair Bolsonaro de interiorizar os recursos, o caixa do Tesouro Nacional estaria vazio.