OPINIÃO

min de leitura - #

Avanço do tráfico de drogas preocupa em Apucarana

Da Redação

| Edição de 25 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

É alarmante o avanço do tráfico e do consumo de drogas em Apucarana. Levantamento publicado pela Tribuna no último domingo revela que 40% das prisões realizadas na cidade neste ano são relativas ao uso (30%) e a venda (10%) de entorpecentes. A situação é ainda mais preocupante, pois grande parte dessas detenções é de menores de idade. 

Segundo dados do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Apucarana, de 1º de janeiro a 17 abril, foram 201 situações envolvendo drogas para consumo pessoal e 65 para tráfico de um total de 683 casos. 

Esses números mostram a importância de combater a circulação de drogas, prendendo traficantes. A Polícia Militar, é verdade, realiza operações com frequência, mas é necessário ampliar esse trabalho. 

Nesse sentido, é fundamental a participação da população. É preciso denunciar situações suspeitas. Muitas vezes, alguns moradores desconfiam ou até convivem com a presença de traficantes no bairro, mas preferem não comunicar a PM por medo de algum tipo de retaliação. Essa situação de nada colabora no combate ao tráfico, até porque as denúncias podem ser encaminhadas de forma anônima. 

É preciso, portanto, unir os esforços nesse sentido. Ao denunciar situações suspeitas, os moradores ajudam a colocar esses criminosos na prisão e, consequentemente, melhoram a qualidade de vida dos vizinhos e de todo o bairro. 

Até porque, é de conhecimento, que a dependência de drogas estimula a ocorrência de outros crimes, principalmente furtos e assaltos. Em outras palavras, usuários acabam partindo para a criminalidade em busca de recursos rápidos e fáceis para alimentar o vício. Isso explica o aumento de furtos e roubos de celulares, além de eletrônicos em residências. São produtos repassados a terceiros para a compra de entorpecentes para uso próprio. 

Nesse sentido, é motivo de preocupação o grande número de usuários detidos durante as operações da polícia. Eles representam 30% do total de prisões. É um contingente muito grande, que mostra que a droga está presente em praticamente toda a cidade, independentemente do nível social. 

Quem sustenta o tráfico de drogas é o usuário, que acaba iniciando todo um ciclo de criminalidade por causa do seu vício. Assim, é importante combater o tráfico. A população está cansada de ter suas casas invadidas por dependentes químicos. Além do prejuízo financeiro, as ameaças, agressões e riscos de assassinatos são enormes a partir disso. É preciso, portanto, unir esforços para combater a criminalidade. É um trabalho que deve partir das autoridades, mas contar com a colaboração de toda a sociedade.