ESPORTES

min de leitura - #

Baccette, lembra de título em Maringá

Da Redação

| Edição de 20 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

No ano de 1973, a seleção de futebol de salão de Apucarana voltava ao lugar mais alto do pódio, quando os Jogos Abertos do Paraná (JAP´s) foram disputados na cidade de Maringá. 

Com alguns jogadores novos e mantendo uma base mais experiente, o time apucaranense foi muito bem na fase de grupos e depois bateu vários adversários no mata-mata.
O ala Luiz Alberto Baccette, hoje com 62 anos e atuando como comerciante, lembra que aquela geração “da bola pesada” de Apucarana era mesmo muito forte. 
“Aos 17 anos eu já estava na seleção de futsal, ao lado de atletas mais experientes como o Miro, Betelli, Marcos Riva, Sereia, Sabiá, Roney, Armandão e Bassinho", recorda, acrescentando que Bassinho faleceu jogando futsal. “Foi na véspera dos JAP´s de 1993, realizados em Apucarana, no qual Bassinho seria o técnico da seleção de Apucarana”. 
De acordo com Baccette, na década de setenta as principais forças do futebol de salão no Paraná eram Londrina, Maringá, Paranavaí, Campo Mourão, Curitiba e Rolândia. 
“As seleções eram formadas para a disputa dos JAP´s, mas os jogadores se mantinham em atividade o ano inteiro em times como o Tagliari, de Campo Mourão, Café Cacique, de Londrina, Circulo Militar, de Curitiba, e a Noma, de Maringá, entre outros”, lembra o ex-ala da seleção.
Na final da modalidade na “Cidade Canção”, Apucarana venceu a equipe de Ivaiporã, que surpreendeu várias agremiações consideradas mais fortes. Em terceiro lugar ficou o time de Astorga. Neste mesmo ano, o basquetebol feminino de Apucarana sagrou-se vice-campeã nos JAP´s em Maringá.