CIDADES

min de leitura - #

Baixos estoques geram alerta do Hemonúcleo

DA REDAÇÃO

| Edição de 05 de agosto de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com a pandemia, bancos de sangue de diversas localidades do país estão em situação crítica. Em Apucarana, não é diferente, os estoques estão em nível de emergência.

Com dificuldades para repor os estoques, o Hemonúcleo também enfrenta com a falta de doadores que, com o frio, deixaram de procurar a unidade. “Estamos precisando da colaboração, com estoque baixo temos dificuldades de abastecer os hospitas de Apucarana e região. Não atendemos nem cinco doares nesta manhã (ontem). Independente do clima, os pacientes não podem esperar, as pessoas precisam das doações para sobreviver, o sangue salva vidas”, afirmou a assistente social do órgão Marta Maria Galvão Harder, que acrescenta que foi necessário recorrer ao banco de Maringá para reposição de plaquetas. 
Quem tomou a vacina contra Covid-19, também pode doar sangue. “Quem tomou a Coronavac precisa esperar apenas 48 horas e quem tomou as vacinas Astrazeneca, Pfizer e Janssen, sete dias”, explica a Marta. 
Para doar, é preciso agendar pelo telefone (43) 3420-4200 ou pelo site www.saude.pr.gov.br. O local de atendimento fica na Rua Antônio Ostrenski, 3 Centro, Apucarana. O uso de máscara é obrigatório no local
Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos. “Para doar a pessoa precisa estar descansada e alimentada e não apresentar sintomas de gripe. Pessoas que tiveram a Covid-19 podem doar após 30 dias do fim dos sintomas, quem tem 16 anos precisa estar acompanho de um responsável”. (LIS KATO)