COLUNAS

min de leitura - #

Barbosa incita população

Editoria de Política

| Edição de 20 de maio de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou ontem que os brasileiros devem ir às ruas e pedir a renúncia do presidente Michel Temer. “Não há outra saída: os brasileiros devem se mobilizar, ir para as ruas e reivindicar com força a renúncia imediata de Michel Temer”, afirmou Barbosa, em sua conta no Twitter. Joaquim Barbosa disse ainda que as notícias que vieram a público nesta quinta-feira com a delação de um dos donos da JBS, Joesley Batista, são estarrecedoras e gravíssimas. “Agora vieram a público as estarrecedoras revelações do sr Joesley Batista sobre o mesmo personagem, Temer. São fatos gravíssimos.” O ex-presidente do STF disse que a classe política, o empresariado e parte da mídia “se incumbiram de minimizar a gravidade dos fatos”.

Sessões extras A Câmara de Apucarana realiza sessões extraordinárias hoje, amanhã e segunda-feira, às 16 horas, para votar três projetos de lei do Executivo. A convocação foi feita pelo presidente Mauro Bertoli (DEM), após alguns vereadores pedirem cumprimento do prazo regimental.

Todos os dias Aproveitando que haverá sessões extraordinárias no sábado e no domingo, o vereador Lucas Leugi (Rede) sugeriu que as sessões ordinárias sejam realizadas todos os dias, para ninguém dizer que vereador trabalha só uma vez por semana. Mauro Bertoli disse que vai estudar o assunto.

Em Brasília O prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio PSC), o Ditão Púpio, participou da Marcha a Brasília juntamente com outros companheiros do Vale do Ivaí. Na sua opinião, é importante os gestores públicos municipais lutarem por mais recursos e menos encargos federais.

Bolsonaro O polêmico deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), pré-candidato a presidente da República, estará em Londrina e Maringá nos próximos dias 25 e 26, cumprindo uma agenda política com lideranças do Paraná. Sua visita é coordenada pelo deputado Fernando Francischini (SD).

Audiências Todos os municípios que estão recebendo recursos do Governo do Estado para investimentos devem promover audiências públicas para que a população seja informada sobre os projetos e possa fiscalizar obras. A determinação é do governador Beto Richa (PSDB), para quem é preciso transparência na escolha das obras. 
Fiscalização “Queremos transparência nas ações e a colaboração da população na fiscalização da aplicação dos recursos liberados pelo Governo Estado. Hoje, temos muitas obras em execução nos municípios e a nossa determinação é para que elas tenham a qualidade que a população merece”, afirma o governador Beto Richa.

Manual Um manual, elaborado e distribuído pela Casa Civil, contém orientações de como as audiências devem ocorrer e quais documentos as prefeituras têm que encaminhar ao Estado para controle e fiscalização. “A situação financeira equilibrada permite darmos apoio às ações das prefeituras”, diz o secretário Valdir Rossoni. 

Protesto I Agentes penitenciários protestaram, ontem, no Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e impediram a entrada de visitas para presos da Operação Lava Jato que estão detidos no local. O dia de visitas no presídio é sempre às sextas, mas ontem os agentes não permitiram que ninguém entrasse para se encontrar com os presos. 

Protesto II  Entre os presos da Lava Jato detidos no Complexo Médico-Penal, em Pinhais, estão o deputado cassado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB), o ex-deputado André Vargas (sem partido) e o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), João Vaccari Neto. O ato fez parte de uma série de mobilizações dos agentes na Capital.

Sob vaias O deputado afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), filmado recebendo uma mala de dinheiro da JBS, chegou ao Brasil na manhã de ontem. Ele é apontado como intermediário do presidente Temer para assuntos do grupo J&F com o governo. Loures estava em Nova York e chegou ao Aeroporto de Cumbica sob vaias e xingamentos. 

Vapt Vupt

O presidente da Câmara de Marilândia, Vinícius José da Costa (PSDB), sofreu acidente ontem na BR-376.      
O veículo de Vinícius rodou na pista molhada entre Califórnia e Marilândia e bateu contra um anteparo.      
Apesar do susto, nada de grave aconteceu com o presidente da Câmara de Marilândia do Sul.        
O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda (PSC), espera casa cheia na reunião da Amuvi dia 26.