COLUNAS

min de leitura - #

Base com discurso afinado

Editoria de Política

| Edição de 09 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Para afinar o discurso e o entrosamento, o grupo de vereadores que compõem a base de apoio ao prefeito Beto Preto (PSD) na Câmara Municipal de Apucarana esteve reunido ontem com o secretário chefe de Gabinete, Laércio de Morais. “Tivemos uma conversa franca e muito produtiva e definimos um novo mecanismo para ampliar as informações aos vereadores sobre obras em andamento, ordens de serviço, programas, serviços realizados e autorizações de licitações”, revelou Morais. Participaram do encontro o presidente da Câmara, Mauro Bertoli (DEM), e os vereadores Márcia Sousa (PSD), Marcos da Vila Reis (PSD), Luciano Molina (Rede), Lucas Leugi (Rede), Gentil Pereira (PV) e Franciley Preto Godói “Poim” (PSB). Os vereadores José Airton Deco de Araújo (PR) e Antônio Carlos Sidrin (DEM), que também estão alinhados com o grupo, justificaram sua ausência devido a outros compromissos.

Licitação O grupo de vereadores também conversou com o prefeito Beto Preto e aproveitou para obter mais detalhes da licitação do transporte coletivo urbano de Apucarana. O valor do processo é de aproximadamente R$ 336 milhões, o maior valor licitado em toda a história do município. O serviço teve permissão precária durante 44 anos em Apucarana.

Cobrança O prefeito Beto Preto faz questão de frisar que o processo licitatório do transporte coletivo de Apucarana teve o acompanhamento da Câmara, com sugestões e pedidos de informação, além da cobrança por maior celeridade. “O vereador Luciano Molina foi o que mais cobrou a concorrência pública e isso está acontecendo a partir de agora”, diz.

Entusiasmo O anúncio do curso de Engenharia da Computação feito ontem, no gabinete do prefeito Beto Preto, pelo diretor do Campus Apucarana, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Marcelo Ferreira da Silva, causou entusiasmo entre os presentes no encontro. Serão abertas de imediato 44 vagas, via Sisu/Enem.

Sérgio Souza O prefeito Beto Preto fez questão de enaltecer o apoio do deputado federal Sérgio Souza (MDB), que conseguiu a nomeação de mais professores e equipamentos para acelerar a implantação da Engenharia da Computação. “Souza estará em Apucarana ainda neste mês e trará mais novidades”, adiantou o prefeito de Apucarana. 

Dois FPMs Prefeituras receberam ontem o primeiro repasse de junho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante é 36,21% maior comparado a junho do ano passado. Também ontem municípios receberam parte do FPM referente à Classificação por Estimativa de Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI.
Saldo residual O FPM extra repassado ontem às prefeituras é um saldo residual de IR e IPI. Isso acontece porque a Receita Federal tem um programa que parcela dívidas de vários impostos. Quando o contribuinte efetua o pagamento da guia do Refis, a Receita classifica como estimativa a quantia paga de cada imposto e soma no FPM o que é IR e IPI.

Contas do OSA O Observatório Social de Apucarana (OSA) realiza no dia 12 (terça-feira), às 19 horas, no auditório da Acia, audiência pública para prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2018. O evento terá uma palestra sobre “Improbidade administrativa em tempos da Lava Jato”, a cargo do advogado Luiz Fernando Vilas Boas.

Conquistas A prefeita de Cruzmaltina, Luciana Bueno de Camargo (PSDB), entregou à comunidade nesta semana uma pá carregadeira e uma retroescavadeira, avaliadas em R$ 490 mil. Os recursos, segundo ela, foram liberados pelo governo do Estado, com a intermediação do deputado Wilmar Reichembach (PSC).

Novo Itacolomi O prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreola (PSD), espera grande participação popular de toda a região na Festa do Frango e da Banana, que acontece hoje e amanhã no Centro de Eventos, com shows artísticos e muita gastronomia. Evento será aberto hoje à noite com a banda Metrópole e continua amanhã o dia todo.

Com Lupion O prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (PROS), esteve nesta semana em Curitiba, onde foi recebido pelo novo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion. O prefeito fez pedido de recursos para obras de recape asfáltico na cidade, uma das prioridades do município no momento.

Vapt Vupt

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), usa voos da Força Aérea Brasileira na pré-campanha à reeleição.
Segundo denúncia, Eunício se desloca do Distrito Federal ao Ceará, sua base eleitoral, em voos da FAB.        
O deputado estadual mineiro Júlio César dos Santos (MDB), o Cabo Júlio, voltou à prisão em Belo Horizonte.                            
Cabo Júlio é um dos condenados da Máfia dos Sanguessugas, por fraude em licitações de ambulâncias.